O site "A Ciência em Si" não está, como já devem ter notado, a ser atualizado. Por falta de disponibilidade de tempo, o site esteve sem manutenção durante quase 2 anos pelo que muitos dos links se perderam, bem como a própria estrutura sofreu danos cuja reparação seria demasiado dispendiosa em termos do tempo necessário para o fazer. Assim, optámos pela criação de um novo espaço, dentro do mesmo espírito mas, esperamos, melhorado. 

O novo site intitula-se "O Sentido do Saber" e, para além de disponibilizar conteúdos, servirá de apoio ao meu centro de estudos com a mesma designação.

Obrigado e até breve.

 

Luis Ribeiro

"A Ciência em Si" está no Facebook

Calendários escolares para o ano lectivo

 2016-2017

(Inclui as datas de provas finais e exames)
 
Clicar nos links abaixo para download dos respectivos ficheiros em formato PDF
 

 

 Calendários para o ano lectivo 

2016-2017: 

Calendário escolar versão 1

Calendário escolar versão 2

Calendário de provas finais e exames nacionais

 

Legislação:

  Despacho n.º 8294-A2016 – Calendário Escolar 2016/17

Image ns e Palavras

A Juventude de Hoje...

(Clicar sobre o link laranja acima para informação adicional)

Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança.

Ernesto Sábato

Bem-vindo(a)

Está a aceder ao site de ciência que mostra a Ciência, por Si. Pretendemos constituir uma ferramenta que armazene, organize e disponibilize aos alunos e professores, de várias áreas científicas, mas não só, a qualquer pessoa simplesmente curiosa do que nos rodeia, materiais e recursos educativos de diversos tipos, procurando incentivar a partilha e troca de conhecimento e experiências.

Uma pequena reflexão sobre o estado do ensino actual. Em primeiro lugar, é evidente a pressão por parte do ministério da educação para aprovação dos alunos. Quase que é proibido "chumbar" as criancinhas que, coitadinhas, ficam traumatizadas. Tenho conhecimento em primeira mão de uma escola, onde, ano após ano, tenho assistido à passagem "administrativa" dos alunos do ensino básico. Jovens com 6 e 7 negativas no final do segundo período, chegam ao final do ano com uma extraordinária e miraculosa recuperação no terceiro período, que lhes permite passar com apenas duas ou mesmo uma negativa. E isto aconteceu sistematicamente, repito. Depois, claro, temos crianças que não sabem que o Vasco da Gama viveu há 500 anos, que uma hora tem 60 minutos e que a raiz quadrada de 16 é 4 e não 8 (metade de 16). E os paizinhos ficam todos contentes, incapazes, também eles, de detectar o logro a que estão sujeitos.

Depois, temos o desinteresse pelo saber, pelo querer ser bom aluno. O bom aluno é o "nerd" (aquilo que antigamente se designava "marrão, mas agora com uma conotação muito mais negativa) e ser nerd é péssimo. O que é bom e contribui para a popularidade do/a jovem é mostrar que é ignorante através de notas horríveis e que pouco sabe nem quer saber. A popularidade e a felicidade medem-se pelo número de gostos que a selfie tirada na casa de banho da escola recolhe. Isso, sim, é o objectivo de vida do adolescente de hoje: Ser "gostado" por pessoas que não conhece, a maioria, de lado algum... Triste, muito triste.

Ainda, é absurdo como é que numa época em que a informação está na ponta dos dedos, em que a resposta a qualquer pergunta está disponível em segundos, a capacidade para procurar essa mesma resposta é cada vez menor. No geral pensamos que os jovens como nasceram na época da tecnologia de informação sabem usar essa mesma tecnologia como se fosse uma extensão do próprio corpo. Totalmente falso. A maioria nem uma pesquisa sabe fazer (pelo menos de forma correcta e que resulte na informação que. de facto, necessita). Nem sabem o privilégio que têm. Há apenas 20 anos encontrar a resposta a uma pergunta poderia significar um dia inteiro enfiado numa biblioteca e sair de lá sem nada.

Mais, os programas. Cada vez são mais extensos e com conteúdos de utilidade no mínimo questionável, para além da forma como são transmitidos esses mesmos conteúdos. Exemplo, a introdução no programa de matemática do 5º ano da noção de amplitude angular nas formas complexa e incomplexa. Eu nunca precisei disso em toda minha vida, sempre usei a medida na forma decimal, na forma de dízima. Então para que serve estar a ensinar isso aos miúdos e miúdas do 5º ano?

Por último, os pais, que cada vez têm menos tempo e o tempo que têm preferem passar em frente à TV ou no Facebook em processo activo de imbecilização.

Não sei o que o futuro nos reserva, mas que não estou optimista, lá isso não estou.

 

 Luis Ribeiro , Março de 2016

Voltar ao TOPO da página

As Horas

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o código abaixo para colocar o nosso banner na sua página!

Notícias

A Química da Vida

22-03-2011 14:38
Amostras esquecidas de experiência de 1958 revelam que Stanley Miller...

Chip realiza análises rápidas ao sangue

21-03-2011 11:18
  Conhecer os resultados de uma análise ao sangue em poucos minutos é uma...

Messenger atinge órbita estável em torno de Mercúrio

21-03-2011 11:04
  A sonda Messenger atingiu este fim-de-semana a órbita de Mercúrio, sendo...

‘Igor’ e ‘ Tomás’ retirados da lista de nomes de ciclones

19-03-2011 09:20
 Os nomes Igor e Tomás foram retirados da lista oficial de nomes de...

Selecção embrionária evita gene do cancro

18-03-2011 13:37
  Mais um caso de sucesso de um processo complicado mas com bons...

O clima e o núcleo da Terra

17-03-2011 12:28
Um estudo internacional envolvendo cientistas britânicos, franceses e...

Messenger entra na órbita de Mercúrio

17-03-2011 12:08
A sonda ‘Messenger’ vai estudar o planeta mais próximo do Sol, mas os...

Dinossauro angolano com 90 milhões de anos

16-03-2011 10:41
Foi descoberta uma nova espécie de dinossauro em Angola, baptizada com o nome...

Cheirar o Sol

14-03-2011 09:48
A Solar Probe Plus (SPP) é uma onda espacial concebida para o estudo próximo do...

Planeta caminha para extinção em massa

10-03-2011 22:09
Um estudo, publicado ontem na revista científica «Nature», alerta para o facto...

Kepler descobre seis novos planetas

03-03-2011 14:11
  Ilustração do sistema planetário Kepler-11 [Imagem: ASA/Tim...

Norte-americanos inventam dispositivo de "antilaser"

02-03-2011 13:21
  Em vez de emitir luz, o novo dispositivo absorve-a. Por isso lhe...

‘Criança-lobo’ entra para o Guinness

01-03-2011 12:29
Uma menina tailandesa de onze anos foi oficialmente reconhecida pelo ‘Guinness...

Falha no Gmail apaga dados de 150.000 utilizadores

01-03-2011 12:18
Cerca de 150 mil utilizadores do Gmail, o popular correio electrónico da ...

Elementar, meu caro Watson

23-02-2011 10:09
A IBM encontra-se a desenvolver, com sucesso, asinale-se, um novo...

Hibernação dos ursos negros do Alasca surpreende cientistas

21-02-2011 13:32
  Os ursos negros do Alasca conseguem sobreviver sete meses sem se...

Portugueses descobrem gene regulador do desenvolvimento celular

10-02-2011 10:33
Investigadores portugueses do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC),...

Descoberto sistema solar com 6 planetas

03-02-2011 09:56
A Nasa anunciou nesta Quarta-feira a descoberta, graças aos dados do...

A galáxia mais antiga

27-01-2011 09:09
Astrónomos afirmaram nesta quarta-feira ter captado a imagem da que pode ser a...

Bebé chinês com sangue cor de rosa

25-01-2011 13:42
Um bebé prematuro nascido no Hospital Infantil Hubei, em Hunan, na China...

Troglóbios portugueses – lista actualizada

20-01-2011 13:40
Foi publicada, no International Journal of Speleology, um artigo com a lista...

Missão Kepler da NASA descobre planeta rochoso

18-01-2011 15:21
Com 1,4 vezes o tamanho da Terra, o Kepler-10b é o mais pequeno exoplaneta...

Novo Blog do CERN

13-01-2011 23:15
O CERN lançou um novo Blog na Plataforma Os Diários Quânticos. Os Diários...
Itens: 231 - 253 de 289
<< 9 | 10 | 11 | 12 | 13 >>