O site "A Ciência em Si" não está, como já devem ter notado, a ser atualizado. Por falta de disponibilidade de tempo, o site esteve sem manutenção durante quase 2 anos pelo que muitos dos links se perderam, bem como a própria estrutura sofreu danos cuja reparação seria demasiado dispendiosa em termos do tempo necessário para o fazer. Assim, optámos pela criação de um novo espaço, dentro do mesmo espírito mas, esperamos, melhorado. 

O novo site intitula-se "O Sentido do Saber" e, para além de disponibilizar conteúdos, servirá de apoio ao meu centro de estudos com a mesma designação.

Obrigado e até breve.

 

Luis Ribeiro

"A Ciência em Si" está no Facebook

Calendários escolares para o ano lectivo

 2016-2017

(Inclui as datas de provas finais e exames)
 
Clicar nos links abaixo para download dos respectivos ficheiros em formato PDF
 

 

 Calendários para o ano lectivo 

2016-2017: 

Calendário escolar versão 1

Calendário escolar versão 2

Calendário de provas finais e exames nacionais

 

Legislação:

  Despacho n.º 8294-A2016 – Calendário Escolar 2016/17

Image ns e Palavras

A Juventude de Hoje...

(Clicar sobre o link laranja acima para informação adicional)

Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança.

Ernesto Sábato

Bem-vindo(a)

Está a aceder ao site de ciência que mostra a Ciência, por Si. Pretendemos constituir uma ferramenta que armazene, organize e disponibilize aos alunos e professores, de várias áreas científicas, mas não só, a qualquer pessoa simplesmente curiosa do que nos rodeia, materiais e recursos educativos de diversos tipos, procurando incentivar a partilha e troca de conhecimento e experiências.

Uma pequena reflexão sobre o estado do ensino actual. Em primeiro lugar, é evidente a pressão por parte do ministério da educação para aprovação dos alunos. Quase que é proibido "chumbar" as criancinhas que, coitadinhas, ficam traumatizadas. Tenho conhecimento em primeira mão de uma escola, onde, ano após ano, tenho assistido à passagem "administrativa" dos alunos do ensino básico. Jovens com 6 e 7 negativas no final do segundo período, chegam ao final do ano com uma extraordinária e miraculosa recuperação no terceiro período, que lhes permite passar com apenas duas ou mesmo uma negativa. E isto aconteceu sistematicamente, repito. Depois, claro, temos crianças que não sabem que o Vasco da Gama viveu há 500 anos, que uma hora tem 60 minutos e que a raiz quadrada de 16 é 4 e não 8 (metade de 16). E os paizinhos ficam todos contentes, incapazes, também eles, de detectar o logro a que estão sujeitos.

Depois, temos o desinteresse pelo saber, pelo querer ser bom aluno. O bom aluno é o "nerd" (aquilo que antigamente se designava "marrão, mas agora com uma conotação muito mais negativa) e ser nerd é péssimo. O que é bom e contribui para a popularidade do/a jovem é mostrar que é ignorante através de notas horríveis e que pouco sabe nem quer saber. A popularidade e a felicidade medem-se pelo número de gostos que a selfie tirada na casa de banho da escola recolhe. Isso, sim, é o objectivo de vida do adolescente de hoje: Ser "gostado" por pessoas que não conhece, a maioria, de lado algum... Triste, muito triste.

Ainda, é absurdo como é que numa época em que a informação está na ponta dos dedos, em que a resposta a qualquer pergunta está disponível em segundos, a capacidade para procurar essa mesma resposta é cada vez menor. No geral pensamos que os jovens como nasceram na época da tecnologia de informação sabem usar essa mesma tecnologia como se fosse uma extensão do próprio corpo. Totalmente falso. A maioria nem uma pesquisa sabe fazer (pelo menos de forma correcta e que resulte na informação que. de facto, necessita). Nem sabem o privilégio que têm. Há apenas 20 anos encontrar a resposta a uma pergunta poderia significar um dia inteiro enfiado numa biblioteca e sair de lá sem nada.

Mais, os programas. Cada vez são mais extensos e com conteúdos de utilidade no mínimo questionável, para além da forma como são transmitidos esses mesmos conteúdos. Exemplo, a introdução no programa de matemática do 5º ano da noção de amplitude angular nas formas complexa e incomplexa. Eu nunca precisei disso em toda minha vida, sempre usei a medida na forma decimal, na forma de dízima. Então para que serve estar a ensinar isso aos miúdos e miúdas do 5º ano?

Por último, os pais, que cada vez têm menos tempo e o tempo que têm preferem passar em frente à TV ou no Facebook em processo activo de imbecilização.

Não sei o que o futuro nos reserva, mas que não estou optimista, lá isso não estou.

 

 Luis Ribeiro , Março de 2016

Voltar ao TOPO da página

As Horas

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o código abaixo para colocar o nosso banner na sua página!

Notícias

Software da UA pode trazer de volta o polígrafo

13-04-2012 12:29
Nova tecnologia permite análise automática e mais objectiva dos sinais...

Novo motor permite exploração espacial 'low-cost'

09-04-2012 13:54
Micro-motor foi criado nos laboratórios da Escola Politécnica Federal de...

Ratos infectados por Toxoplasma perdem medo do predador

19-03-2012 13:39
Estudo da Fundação Champalimaud descobre o papel do parasita neste...

Revelados dados sobre primitivo 'sapiens' que viveu na China

16-03-2012 13:51
“Pessoas do veado vermelho” viveram no período de transição entre o...

Já está na rua o carro de teste da UA

15-03-2012 09:23
Estudo pretende diminuir consumo de combustível, poluição e tráfego nas...

Estruturas da vida poderão ter-se formado no meio interestelar

14-03-2012 11:44
Estudo do Centro de Investigação Científica francês criaram cometa em...

Nave espacial de Lego voa para a estratosfera

13-03-2012 15:24
Um empresário decidiu apostar na ideia de um jovem romeno, de 18 anos, que...

Investigadores desenvolvem ‘sal de cozinha’ líquido

12-03-2012 09:23
Descoberta pode ser usada como condutor eléctrico em...

Gorilas partilham modificações genéticas paralelas com humanos

10-03-2012 15:21
Sequenciação do genoma do primata ajuda a compreender a evolução do...

Investigadores ‘põem’ 12º jogador em campo

08-03-2012 09:23
Novo sistema de treino melhora corrida, salto e resistência dos...

Asteróide pode ameaçar a Terra em 2040

06-03-2012 14:16
Há muito tempo para desviá-lo, se for necessário, dizem os...

T. Rex teve a mandíbula mais forte da história

02-03-2012 13:55
Cada dente do tiranossauro exercia uma pressão de seis toneladas   O...

Cocaína explica funcionamento do cérebro

02-03-2012 13:00
Droga estimula envio de informação de centro para o...

Apenas raparigas conseguem ver este anúncio!

24-02-2012 10:21
Painel faz reconhecimento facial para campanha «Because I'm a...

Desenterrada floresta com 300 milhões de anos

23-02-2012 14:20
A floresta situada na Mongólia ficou preservada devido a cinzas...

Técnica consegue tornar ferro transparente

21-02-2012 09:16
Pode ser aplicada a outros materiais opacos Uma equipa de investigação,...

Magma denso impede que Lua tenha vulcões activos

21-02-2012 09:02
Interior do manto lunar é rico em titânio Ao contrário da Terra, a Lua não...

Novo super-adesivo baseia-se nas patas das lagartixas e osgas

20-02-2012 14:01
Descoberta da Universidade de Massachusetts Amherst faz capa da «Advanced...

Investigadores descobrem que cabras têm sotaques diferentes

18-02-2012 09:15
Investigadores da Universidade de Londres descobriram que nem todos os...

Acrescido risco de sismo na central nuclear de Fukushima

16-02-2012 08:58
Estudo japonês e chinês diz que sismo reactivou falha sísmica perto da...

Nuvem de gás será devorada pelo buraco negro do centro da Via Láctea

15-02-2012 11:50
Astrónomos da ESO apresentam simulação por computador   Astrónomos...

Portugueses descobrem ser vivo mais velho da Terra

14-02-2012 09:57
Um grupo de cientistas portugueses descobriu o ser vivo mais velho da Terra,...

Teia de aranha gigante sobre árvore no Brasil

14-02-2012 09:46
Fenómeno atrai borboletas que são capturadas Uma colónia de aranhas do...
Itens: 70 - 92 de 289
<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>