O site "A Ciência em Si" não está, como já devem ter notado, a ser atualizado. Por falta de disponibilidade de tempo, o site esteve sem manutenção durante quase 2 anos pelo que muitos dos links se perderam, bem como a própria estrutura sofreu danos cuja reparação seria demasiado dispendiosa em termos do tempo necessário para o fazer. Assim, optámos pela criação de um novo espaço, dentro do mesmo espírito mas, esperamos, melhorado. 

O novo site intitula-se "O Sentido do Saber" e, para além de disponibilizar conteúdos, servirá de apoio ao meu centro de estudos com a mesma designação.

Obrigado e até breve.

 

Luis Ribeiro

"A Ciência em Si" está no Facebook

Calendários escolares para o ano lectivo

 2016-2017

(Inclui as datas de provas finais e exames)
 
Clicar nos links abaixo para download dos respectivos ficheiros em formato PDF
 

 

 Calendários para o ano lectivo 

2016-2017: 

Calendário escolar versão 1

Calendário escolar versão 2

Calendário de provas finais e exames nacionais

 

Legislação:

  Despacho n.º 8294-A2016 – Calendário Escolar 2016/17

Image ns e Palavras

A Juventude de Hoje...

(Clicar sobre o link laranja acima para informação adicional)

Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança.

Ernesto Sábato

Bem-vindo(a)

Está a aceder ao site de ciência que mostra a Ciência, por Si. Pretendemos constituir uma ferramenta que armazene, organize e disponibilize aos alunos e professores, de várias áreas científicas, mas não só, a qualquer pessoa simplesmente curiosa do que nos rodeia, materiais e recursos educativos de diversos tipos, procurando incentivar a partilha e troca de conhecimento e experiências.

Uma pequena reflexão sobre o estado do ensino actual. Em primeiro lugar, é evidente a pressão por parte do ministério da educação para aprovação dos alunos. Quase que é proibido "chumbar" as criancinhas que, coitadinhas, ficam traumatizadas. Tenho conhecimento em primeira mão de uma escola, onde, ano após ano, tenho assistido à passagem "administrativa" dos alunos do ensino básico. Jovens com 6 e 7 negativas no final do segundo período, chegam ao final do ano com uma extraordinária e miraculosa recuperação no terceiro período, que lhes permite passar com apenas duas ou mesmo uma negativa. E isto aconteceu sistematicamente, repito. Depois, claro, temos crianças que não sabem que o Vasco da Gama viveu há 500 anos, que uma hora tem 60 minutos e que a raiz quadrada de 16 é 4 e não 8 (metade de 16). E os paizinhos ficam todos contentes, incapazes, também eles, de detectar o logro a que estão sujeitos.

Depois, temos o desinteresse pelo saber, pelo querer ser bom aluno. O bom aluno é o "nerd" (aquilo que antigamente se designava "marrão, mas agora com uma conotação muito mais negativa) e ser nerd é péssimo. O que é bom e contribui para a popularidade do/a jovem é mostrar que é ignorante através de notas horríveis e que pouco sabe nem quer saber. A popularidade e a felicidade medem-se pelo número de gostos que a selfie tirada na casa de banho da escola recolhe. Isso, sim, é o objectivo de vida do adolescente de hoje: Ser "gostado" por pessoas que não conhece, a maioria, de lado algum... Triste, muito triste.

Ainda, é absurdo como é que numa época em que a informação está na ponta dos dedos, em que a resposta a qualquer pergunta está disponível em segundos, a capacidade para procurar essa mesma resposta é cada vez menor. No geral pensamos que os jovens como nasceram na época da tecnologia de informação sabem usar essa mesma tecnologia como se fosse uma extensão do próprio corpo. Totalmente falso. A maioria nem uma pesquisa sabe fazer (pelo menos de forma correcta e que resulte na informação que. de facto, necessita). Nem sabem o privilégio que têm. Há apenas 20 anos encontrar a resposta a uma pergunta poderia significar um dia inteiro enfiado numa biblioteca e sair de lá sem nada.

Mais, os programas. Cada vez são mais extensos e com conteúdos de utilidade no mínimo questionável, para além da forma como são transmitidos esses mesmos conteúdos. Exemplo, a introdução no programa de matemática do 5º ano da noção de amplitude angular nas formas complexa e incomplexa. Eu nunca precisei disso em toda minha vida, sempre usei a medida na forma decimal, na forma de dízima. Então para que serve estar a ensinar isso aos miúdos e miúdas do 5º ano?

Por último, os pais, que cada vez têm menos tempo e o tempo que têm preferem passar em frente à TV ou no Facebook em processo activo de imbecilização.

Não sei o que o futuro nos reserva, mas que não estou optimista, lá isso não estou.

 

 Luis Ribeiro , Março de 2016

Voltar ao TOPO da página

As Horas

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o código abaixo para colocar o nosso banner na sua página!

Notícias

Terra prepara-se para ‘criar’ um novo supercontinente

10-02-2012 13:04
Amásia deverá formar-se no Árctico e será a fusão da América com a...

Evidências mostram que Marte já teve um oceano

09-02-2012 09:25
Mars Express detectou reminiscências de sedimentos de fundo...

Ciclo de conferências 2012: " Matemática, a Ciência da Natureza"

07-02-2012 11:27
A Fundação Calouste Gulbenkian realiza de Fevereiro a Outubro de 2012 um...

'Maternidade de estrelas' ganha nome de poeta

07-02-2012 09:41
Imagem captada pelo Wide Field Imager, no Observatório de La Silla, Chile O...

Há cérebros que podem ser mais vulneráveis ao vício

06-02-2012 14:33
A experiência com substâncias que causam vícios como o álcool e as drogas...

Sondas da NASA gravaram imagens da face oculta da Lua

03-02-2012 12:52
  Duas sondas da NASA filmaram a face oculta da Lua, as imagens foram...

Sonda Kepler descobre mais 11 sistemas planetários

31-01-2012 11:06
Nos sistemas agora encontrados existem pelo menos 26...

Confirmada origem marciana do meteorito que caiu em Marrocos

20-01-2012 14:27
Sociedade Internacional de Meteoritos e Ciência Planetária descreve Tissint...

Estudante norte-americana abre portal para "mundo paralelo"

19-01-2012 10:12
Mão no televisor interage virtualmente com imagens   Jayne...

Harvard apresenta nova pirâmide dos alimentos

18-01-2012 12:35
O Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard propôs substituir a...

As descobertas científicas de 2011

13-01-2012 14:19
Os leitores do Ciência Hoje elegeram como a descoberta científica mais...

Actividades da ESA para 2012

12-01-2012 10:37
A Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou as principais atividades do ano...

Fontes hidrotermais da Antárctida revelam espécies desconhecidas

11-01-2012 13:41
Ana Hilário, da Universidade de Aveiro, participou neste estudo...

Caprino hermafrodita produz leite igual ao das fêmeas

10-01-2012 14:58
Exemplar de uma exploração dos arredores de Coimbra está a ser...

Lago Ness influenciado pela deformação dos fundos marinhos

06-01-2012 13:53
  As marés do mítico lago (Loch) Ness, na Escócia, não são...

Universidade do Minho cria robôs que tomam decisões

05-01-2012 14:34
O Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho está a...

Encontradas pérolas em ostras do Algarve

05-01-2012 09:36
Fenómeno raro e sem valor comercial mas com muito “interesse...

Quase-cristais naturais podem ter origem extra-terrestre

04-01-2012 13:02
Investigadores analisaram os primeiros quase-cristais encontrados na...

Ondas cerebrais agora descobertas envolvidas na formação da memória

27-12-2011 10:17
Grupo de investigação brasileiro publica estudo na «Cerebral...

NASA descobre os primeiros exoplanetas do tamanho da Terra

22-12-2011 09:28
A missão Kepler da NASA acaba de descobrir os dois mais pequenos planetas...

O dia mais pequeno do ano... no hemisfério Norte

20-12-2011 20:41
Solstício de Inverno 2011     Em 2011 o Solstício ocorre...

Google propõe viagem ao passado com «Pastmapper»

20-12-2011 10:18
Nova plataforma baseada no Google Maps apresenta São Francisco de...

Nuvem de gás é refeição do "ogre dos cosmos"

16-12-2011 14:54
O buraco negro supermaciço que se encontra no centro da Via Láctea prepara-se...
Itens: 93 - 115 de 289
<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>