Custom Search

Física


O Efeito Lucas-Spielberg e o ensino da física

ou

A falta de interesse na observação directa da Natureza

Guilherme de almeida

Guilherme de Almeida nasceu em 1950. É licenciado em Física pela Faculdade de Ciências de Lisboa, e professor desta disciplina, tendo incluído a Astronomia na sua formação universitária. Realizou mais de 60 palestras e comunicações sobre Astronomia, observações astronómicas e Física, em escolas, universidades e no Observatório Astronómico de Lisboa. Utiliza telescópios, mas defende a primazia do conhecimento do céu a olho nu antes da utilização de instrumentos ópticos de observação. Escreveu mais de 60 artigos sobre Astronomia e Física. É autor de sete livros: Sistema Internacional de Unidades; Itens e Problemas de Física–Mecânica (co-autor); Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas (co-autor); Roteiro do Céu ; Observar o Céu Profundo (co-autor); Telescópios; Chamo-me Galileu Galilei. A obra Roteiro do Céu foi publicada em inglês, sob o título "Navigating the Night Sky (Springer Verlag–London). Chamo-me Galileu Galilei está também publicado em castelhano e catalão.


Teoria Sobre el Universo

 

A velocidade da luz é constante ou não? A Teoria da Relatividade afinal estava errada ou Einstein foi apenas conduzido ao equívoco pela interpretação incorrecta que outros fizeram da experiência de Michelson e Morley? O que poderemos descobrir sobre a forma como funciona o nosso Universo num futuro mais ou menos próximo?

Estas e outras questões são abordadas neste artigo/compilação, com 107 páginas, enviado por Martin Jaramillo ( martinjaramilloperez@gmail.com ). Em espanhol.

 


O GPS e a Teoria da Relatividade


Paulo Crawford
Departamento de Física da FCUL
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL)

 

Não existe melhor ilustração das virtudes da ciência fundamental, nem prova mais concludente de como teorias antes consideradas exóticas podem depois
revelar-se muito úteis, como é o caso da aplicação da Teoria de Einstein da Relatividade Geral (RG) ao Sistema de Posicionamento Global, mais conhecido pelas iniciais GPS (Global Positioning System). Sem as correcções introduzidas pela RG na medição do tempo realizada por relógios atómicos que se encontram a diferentes atitudes no campo gravítico da Terra e a diferentes velocidades, não seria possível definir com precisão a localização dos aviões, barcos ou automóveis que dispõem de um receptor GPS. Da próxima vez que o seu avião se aproximar de um aeroporto com mau tempo, ou seguir as indicações do GPS do seu  automóvel, agradeça a Einstein e à ciência fundamental que permitiu o desenvolvimento tecnológico que está na base do sistema GPS que o guiará com  segurança ao seu destino.