A velocidade da luz em videojogo

12-11-2012 14:02

Uma equipa de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou um videojogo que propõe a experiência de uma viagem à velocidade da luz mas em câmara lenta. O jogo, intitulado «A Slower Speed of Light», pode ser descarregado gratuitamente.  

 

Em «A Slower Speed of Light», o jogador, que veste a pele de uma criança de uma aldeia, deve recolher os pequenos objectos (cem no total) que vai encontrando à sua frente, para permitir que a velocidade da luz se torne cada vez mais lenta. E quanto mais lenta se torna, os espectros de infravermelho e ultravioleta começam a ganhar relevância (efeito Doppler). Manifestam-se igualmente outros efeitos, como a dilatação do tempo e as Transformações de Lorentz .

O jogo vai-se tornando cada vez mais colorido e brilhante. Por isso, os investigadores do MIT advertem que as pessoas com epilepsia fotossensitiva ou que sejam propensas a enjoos devem seleccionar a opção para cores menos saturadas e parar imediatamente de jogar se sentirem algum mal-estar.

O «Slower Speed of Light» está disponível para Windows e Mac e pode ser descarregado gratuitamente no website do GameLab, do MIT. Também estará disponível para Linux quando for lançada a próxima versão deste sistema operativo.

Créditos do jogo:

Gerd Kortemeyer Propriedade do jogo

Philip Tan Ligação à equipa de desenvolvimento

Ryan Cheu Programador

Ebae Kim Artista, Designer

Zach Sherin Programador

Sonny Sidhu Produtor, Designer

Abe Stein Design Audio , Música

Outros jogos, notícias e informação diversa está disponíel no MIT Game Lab

 

Fonte/adaptado de: Ciência Hoje