América era habitada por caçadores há 14 mil anos

24-10-2011 10:25

A teoria de que os primeiros povoadores do continente americano teriam aparecido há 13 mil anos, a chamada cultura de Clóvis, há muito que é discutida e posta em causa. Uma investigação recente sobre fósseis descobertos nos anos 70 reforça a teoria de que havia já caçadores na América do Norte há aproximadamente 14 mil anos.O estudo da equipa do Centro de Geogenética da Universidade de Copenhaga e do Centro de Estudos dos Primeiros Americanos da Universidade de Texas está agora publicada na revista «Science».

 

Foram uma ponta de lança e ossadas de um mastodonte (espécie de elefante pré-histórico do géneroMammut) achados na estação arqueológica de Manis, no Estado de Washington que foram agora estudados com técnicas de alta precisão. Até agora a sua datação não era consensual.

Os investigadores utilizaram a espectrometria de massas (que analisa a composição dos elementos químicos e isótopos) para datar o carbono de amostras de colagénio de osso extraídas das ossadas de mastodonte e da ponta de lança.

Manis, situado na Península Olympic, perto da cidade de Sequim (Washington), tem o nome da pessoa que o descobriu em 1977. Foi a 8 de Agosto que o agricultor Emanuel Manis achou o mastodonte quando revolvia do solo da sua propriedade com uma retroescavadora.

No primeiro dia de escavação arqueológica, liderada por Carl Gustafson, descobriu-se que o animal tinha uma seta espetada numa costela, o que tornou a descoberta ainda mais interessante. Em 1978, o sítio entrou para o Registo Nacional de Sítios Históricos dos EUA.

Artigo: Pre-Clovis Mastodon Hunting 13,800 Years Ago at the Manis Site, Washington

 

Fonte: Ciência Hoje

—————

Voltar