Apenas raparigas conseguem ver este anúncio!

24-02-2012 10:21
Painel faz reconhecimento facial para campanha «Because I'm a Girl»

 

 

Numa paragem de autocarro, em Londres, existe um ‘outdoor’ publicitário que apenas pode ser visto por raparigas. O anúncio integra uma câmara de reconhecimento facial sobre aqueles que fixarem o olhar na publicidade, mas apenas mostra um vídeo, cuja duração é sensivelmente de 40 segundos, se a tecnologia admitir que pertence ao sexo feminino; caso contrário, apenas deixa aperceber uma morada electrónica. A campanha «Because I'm a Girl» tem como objectivo alertar para o facto de milhões de raparigas de todo o mundo verem a ser-lhes negado o direito à educação e é lançada pelo Plan UK, uma organização sem fins lucrativos, que ajuda crianças dos países de terceiro mundo.

 

"A cada três segundos, uma menina é convencida, coagida ou forçada a casar-se demasiado cedo. A campanha trabalha com mulheres e homens, meninas e meninos, para combater a discriminação de género”, refere a página oficial.


A câmara é capaz de medir a distância entre os olhos, a largura do nariz, o tamanho do maxilar e o formato das maçãs do rosto para estimar o género a que o transeunte pertence e a margem de certeza costuma acertar em 90 por cento dos casos. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Clear Channel, reúne reconhecimento facial, 'touch screen' e som. O painel estará exposto durante duas semanas em Oxford Street, com a ambição de angariar perto de 300 mil euros em donativos.

 

Fonte: Ciência Hoje