Computador já escreve textos sem intervenção humana

13-09-2011 13:06

Já existem programas informáticos capazes de escrever textos, em gramática perfeita, sem intervenção humana, um 'software' desenvolvido pela empresa norte-americana Narrative Science.

"Transformamos informação em conteúdos editoriais de alta qualidade. A nossa tecnologia produz novas histórias, relatórios sobre a indústria, títulos e mais, em escala e sem escrita ou edição humana", explica a Narrative Science, no seu portal 'online'.

Depois de dez anos de pesquisa, o 'software' está pronto e é capaz de escrever artigos novos em tempo real a partir de informação em bruto, seja numérica ou textual, estruturada ou não, avança o International Herald Tribune na edição de segunda-feira.

Relatórios financeiros, informação imobiliária e sondagens podem também ser usados para gerar artigos legíveis em apenas alguns segundos.

Inicialmente, o programa foi concebido para a informação desportiva. O portal desportivo Big Ten Network usa este 'software' para distribuir sumários dos jogos assim que terminam, como foi o caso do jogo de futebol americano entre o Wisconsin e a University of Nevada, Las Vegas (UNLV).

"O Wisconsin cedo saltou para a liderança e nunca mais olhou para trás, numa vitória de 51-17 sobre a UNLV na quinta-feira, no Estádio Camp Randall", relata o programa da Narrative Science.

A empresa norte-americana está a trabalhar com 20 empresas não só na produção de relatos desportivos, mas também de artigos para jornais de medicina, através do 'software' que consegue construir um artigo inteiro e único em cerca de 60 segundos.

 

Fonte: DN Ciência