Curiosidades do mundo que nos rodeia

04-01-2011 12:21

Curiosidades científicas

 

Zero absoluto

O zero absoluto corresponde à temperatura mínima possível para qualquer matéria. Esta corresponde a -273,15 ºC ou 0 K. Para esta temperatura, o movimento das partículas em todas a substâncias cessa completamente. A temperatura de 0 K nunca pode ser atingida, mas as imediatamente acima podem. Por exemplo, o ar pode ser liquefeito à temperatura de 73 K (- 200 ºC).

 

Unidade SI

A abreviatura SI significa, em francês, Système International. Em português, esta mesma abreviatura, SI, é intitulada por Sistema Internacional. Este sistema foi acordado a nível internacional com o objectivo dos cientistas de todo o mundo registarem os seus resultados experimentais e efectuarem cálculos nas mesmas unidades.

 

Eco

O eco que ouvimos em certas ocasiões é devido à repetição de um som pela reflexão da sua onda sonora. A onda sonora reflete-se numa barreira (rochedo, prédio), chegando aos nossos ouvidos mais tarde do que o resto da onda sonora, que nos atinge directamente.

 

 

Água Destilada

A água destilada é a água tornada pura por destilação. O Homem não deve beber água destilada porque esta contém pouco teor de sais, podendo por isso ser prejudicial para a saúde porque dilui os sais do organismo.

 

TNT

A abreviação TNT é muito utilizada para o trinitrotolueno. Embora insensível ao calor e ao choque, quando detonado, os átomos deste composto rearranjam-se formando produtos que têm um volume mil vezes maior do que o original. Os produtos formados são o vapor de água, dióxido de carbono e gases azotados.

 

Urtigas

As folhas de urtiga contêm espinhos com ácido metanóico ou fórmico. Este ácido é o responsável pelas picadas dolorosas quando tocamos as folhas da urtiga. O ácido fórmico é incolor e extremamente pungente. Existem formigas que utilizam este ácido como veneno.

 

Grafite e Diamante

A grafite utilizada como mina do lápis, por muito estranho que pareça, tem uma composição igual à do diamante. Estes dois minerais são formados exclusivamente por carbono. As propriedades destes diferem muito graças à diferente estrutura cristalina. Enquanto que a grafite serve para escrever (desfaz-se no papel), o diamante é conhecido como o material natural mais duro.

 

Fogo de artifício

A exibição do fogo de artifício é iniciada pela explosão da pólvora. Esta reacção fornece a energia suficiente para os metais alcalino-terrosos (elementos do grupo II) exibirem as suas cores características quando excitados. Metais alcalino-terrosos como o bário (Ba), magnésio (Mg) e estrôncio (Sr) são utilizados com frequência em pirotecnia.

 

Doninhas fedorentas

O composto 1-butanotiol é responsável pelo cheiro característico das doninhas fedorentas. A doninha segrega este composto no seu próprio metabolismo. Este composto cheiroso pertence ao grupo dos compostos organosulfurados, sendo mais propriamente um tiól.

 

Latas de conserva

Na maior parte das vezes, as latas de conserva são revestidas por uma película de estanho. Podes observar isso quando abrires uma lata de atum. O estanho pode ser utilizado na indústria alimentar porque não é tóxico. Além disso, o estanho não sofre facilmente corrosão e tem a propriedade de formar um filme uniforme depositado na superfície da lata de aço.

Lâmpadas

No interior das lâmpadas de luz eléctrica existe uma atmosfera inerte de Argon e Azoto (20%). O Argon é uma gás inerte, não reagindo com o filamento de tungsténio (antigamente chamava-se volfrâmio) mesmo quando este está a temperaturas muito elevadas (3000 ºC).

 

Fósforos

A cabeça dos fósforos é constituída por clorato de potássio e enxofre. Esta tem também sulfureto fosforoso que, quando friccionado numa superfície abrasiva, entra em ignição activando o resto do fósforo.

 

Nitroglicerina

A nitroglicerina (trinitrato de glicerilo) é misturada com serradura de madeira produzindo a conhecida dinamite. A madeira é adicionada devido à sua elevada porosidade, actuando como substância estabilizadora da nitroglicerina. A nitroglicerina é produzida a partir do ácido nítrico concentrado.

 

Foguetes luminosos

Os componentes dos foguetes responsáveis pelos efeitos luminosos são os elementos alcalino-terrosos (Bário, Berílio, Cálcio, Estrôncio, Magnésio). Quando sujeito a uma fonte de energia forte (pólvora), cada um destes elementos emite uma luz intensa com uma determinada cor característica. A cor branca é produzida pelo Magnésio, a vermelha pelo Estrôncio e a verde pelo Bário.

 

Cansaço humano

Quando realizamos esforços, o défice de oxigénio no organismo origina a formação de ácido láctico nos músculos. Este ácido láctico é responsável pelas dores musculares persistentes. As condições ideais para o organismo eliminar este ácido são o repouso e muito oxigénio (ar puro).

 

Conservante biológico

Por forma a conservar amostras biológicas, os biólogos utilizam a formalina. Esta é uma solução aquosa de formaldeído, usando metanol como estabilizador. A formalina tem um cheiro especialmente desagradável.

 

Leite

Assim como o nevoeiro, o leite é uma mistura coloídal de gotas de óleo (fase dispersa) com um líquido diluído (meio de dispersão). As gotas de óleo são de dimensão microscópica podendo, por isso, permanecer em suspensão no líquido.

 

 Vinho

O vinho é uma mistura complexa de vários componentes com a água. Na sua constituição estão presentes centenas de ésteres que em diminutas quantidades contribuem para o seu sabor e odor. No entanto, o cheiro do vinho pode ser produzido pela síntese do decanoato de etilo, sendo este um éster de baixo peso molecular.

 

Foguetões

Os combustíveis utilizados nos foguetões são o oxigénio e o hidrogénio. Estes encontram-se armazenados a elevadas pressões, no estado líquido. Para a deslocagem (take off!) ser possível, os dois combustíveis reagem entre si, produzindo água na forma de vapor.

 

Peixes de aquário

A água fresca contém cerca de 3% de oxigénio dissolvido. Este oxigénio é consumido pelos peixes através das suas guelras. Por isso devemos oxigenar constantemente a água do aquário por forma a que os peixes não morram asfixiados.

 

Ervas conservantes

O oxigénio do ar oxida os alimentos, produzindo uma constante degradação destes. A salva e o rosmaninho são ervas que podem ser utilizadas como conservantes porque contêm componentes antioxidantes. Estas ervas podem conservar os alimentos em bom estado por períodos alargados.

 

Mercúrio

Na antiguidade, o mercúrio era conhecido por "prata líquida". Embora tendo características únicas e boa aparência, o mercúrio é um composto altamente tóxico, podendo emitir vapores a qualquer temperatura. Por isso este tem vindo a ser gradualmente retirado do mercado (termómetros, fungicidas).

 

Aroma da banana

O etanoato de isoamilo é o composto que dá o aroma à banana. Este éster é muito utilizado na indústria alimentar. O iogurte com aroma a banana tem este componente. O mesmo se passa com as pastilhas elásticas com aroma a banana.

 

Bolas de sabão

O espectro de cores produzidas na superfície de uma bola de sabão é resultado da reflexão da luz visível que incide na bola. A luz visível contém luz de todas as cores dependendo do seu comprimento de onda. A espessura do filme da bola de sabão não é uniforme, verificando-se a existência de vales na sua superfície. Devido a este facto, na superfície da bola irão existir zonas com diferentes efeitos de cor. O resultado é espectacular!

 

Bolas de Plástico

A parte externa das bolas de golfe é feita de balata. A balata pode ter origem natural ou sintética, sendo esta última a mais utilizada. Por sua vez, as bolas de snooker são feitas de celulóide. O celulóide trata-se de um polímero que pode adquirir uma certa dureza, consoante a aplicação desejada.

 

Lata de desodorizante

O desodorizante é armazenado a altas pressões no interior da lata. Quando a lata é utilizada verifica-se uma acentuada descida de temperatura junto ao difusor. Isso é devido à dilatação brusca do líquido pressurizado no interior da lata. Este efeito de Joule pode ser sentido por ti se colocares a tua pele junto ao difusor. Que frio!

 

Garrafas Termo

As garrafas Termo baseiam o seu sucesso na elevada resistência à transferência de calor. A parede externa é separada da interna por vácuo fazendo com que a convecção e a condução de calor sejam mínimas, visto que praticamente não existem moléculas neste compartimento. Por sua vez , essas duas paredes são prateadas para minimizar a transferência de calor por radiação.

 

Metano

O metano tem importantes aplicações domésticas, sendo obtido principalmente a partir de combustíveis fósseis. No entanto, o metano é também produzido pelas bactérias na ausência de ar. A este tipo de metano dá-se a designação de bio-gás.

 

Microchips

Os microchips dos computadores e de outros aparelhos electrónicos têm os seus contactos eléctricos revestidos com ouro. O ouro é utilizado porque não corrói com facilidade e apresenta boas características como condutor da corrente eléctrica.

 

Vidro

O vidro é constituído por areia, carbonato de sódio e pedra calcária. A areia é utilizada para fornecer o principal constituinte do vidro, ou seja, o dióxido de silício (sílica). Por forma a dar coloração ao vidro, o óxido de ferro é utilizado para o vidro obter a coloração verde. Por sua vez, o carbonato de bário é adicionado ao vidro por forma a que este adquira a coloração castanha.

 

Teflon

Os tachos de fritar são revestidos por uma película de Teflon. Este composto orgânico halogenado é muito resistente a solventes, termicamente estável e , principalmente, oferece pouco atrito aos alimentos, ou seja, é escorregadio (os alimentos não ficam colados).

 

Sabão

O sabão é um sal de um metal alcalino (potássio ou sódio), ácido, de cadeia alifática longa (14 a 5 carbonos). As extremidades das moléculas que constituem o sabão têm polaridades distintas. Uma das extremidades dessas moléculas atrai os compostos polares (água) e a outra atrai os apolares (gorduras). É devido a este facto que o sabão apresenta a capacidade de reunir as gorduras em micelas, sendo estas posteriormente eliminadas por outros meios.

 

Dióxido de titânio

O dióxido de titânio tem inúmeras aplicações quando finamente dividido. Pode ser utilizado para dar opacidade e brancura a tintas, ao papel, sendo também possível ser utilizado em componentes electrónicos. Além disso, quando finamente dividido, este óxido pode ser utilizado nos aviões de acrobacia produzindo rastros de fumo branco.

 

Aromas dos frutos

Os ésteres de baixo peso molecular têm odores característicos dos frutos. Por exemplo, o butanoato de butilo é um composto com o aroma do ananás. Da mesma forma, o valerato de isoanilo tem o aroma da maçã. Estes ésteres são largamente utilizados na indústria alimentar como aromas sintéticos.

 

 Hélio

O hidrogénio gasoso é o gás mais leve proporcionando, por isso, uma maior elevação para balões e aeronaves (Zepplin's). Desde o acidente de Hidemburg, os balões e aeronaves em vez de utilizarem o hidrogénio passaram a usar o Hélio. Além de ser o gás mais leve a seguir ao hidrogénio, o Hélio é significativamente menos reactivo.

 

Pára-quedista

Um pára-quedista quando está em queda livre, a partir de determinado momento atinge uma velocidade terminal. Nesse momento, a força devida à gravidade é equilibrada pela resistência viscosa do ar. Sendo assim, o pára-quedista passa a mover-se com velocidade constante, não havendo aceleração.

 

Nevoeiro

O nevoeiro é uma mistura heterogénea do ar (meio de dispersão) com gotículas de água (fase dispersa). As gotículas de água têm dimensões muito reduzidas, possibilitando isso a sua suspensão no ar. O factor que permite a formação do nevoeiro é o facto do ar junto às gotículas estar saturado de água. O nevoeiro trata-se de uma mistura coloídal.

—————

Voltar