Descoberta nova lua à volta de Plutão

13-07-2012 14:03
Depois de Nix, Hydra e P4, o Hubble localiza mais um satélite do planeta-anão

O telescópio espacial Hubble descobriu uma quinta lua que orbita à volta de Plutão. Este achado faz aumentar a curiosidade dos cientistas por este sistema, mais complexo do que se pensava. A primeira lua de Plutão a ser descoberta, e a maior, foi Caronte, em 1978. Em 2006, o Hubble descobriu Nix e Hydra. O ano passado achou outra, a P4.

A Agência Espacial Norte-americana NASA anunciou hoje que a quinta lua – nomeada, provisoriamente, como P5 – tem forma irregular e dimensão entre 10 e 25 quilómetros e uma órbita circular de 93 mil quilómetros à volta do planeta-anão.

Os cientistas admitem ter ficado intrigados com esta descoberta, devido à complexidade do sistema de satélites de um planeta anão e gelado como é Plutão. Esta lua encontra-se no mesmo plano que as restantes quatro. Formam uma série de órbitas “cuidadosamente dispostas, um pouco como se fossem bonecas russas”, diz Mark Showalter, da NASA, em comunicado.

As cinco luas de Plutão são o resultado, acreditam os investigadores, de um impacto entre o planeta-anão e outro corpo celeste da Cintura de Kuiper, que terá acontecido há milhares de milhões de anos.

A descoberta oferece também pistas para se perceber como se formou e evoluiu o sistema de Plutão. Permitirá, também, fazer um melhor uso dos instrumentos da sonda New Horizons quando esta passar lá, em 2015.

 

Hubble News: Hubble Discovers New Pluto Moon

Mashable Tech: Pluto's new moon: 5 fun facts

 

Fonte/Adaptado: Ciência Hoje

—————

Voltar