Mercúrio tem gelo e material orgânico

03-12-2012 22:43

Vários estudos a partir de dados da sonda Messenger publicados na revista  «Science»

 

Apesar das suas temperaturas muito altas devido à proximidade com o Sol, Mercúrio contém gelo e material orgânico congelado nas crateras do seu pólo norte. A NASA apresentou as provas recolhidas pela Messenger, a primeira sonda a orbitar Mercúrio. A «Science» publica vários artigos sobre o assunto. Tanto a água gelada como os materiais orgânicos – semelhantes a alcatrão ou carvão – foram depositados naquele planeta, há milhões de anos, por cometas e asteróides que chocaram com o planeta.“É a explicação que melhor se enquadra nos dados que estudámos”, afirma Sean Solomon, o investigador principal da missão, da Universidade de Columbia (Nova Iorque).

 

 

Não é a primeira vez que a NASA apresenta indícios de gelo em Mercúrio, mas agora os dados são mais sólidos. O material orgânico é uma novidade. “Não esperávamos encontrar isto, mas demo-nos logo conta que faz sentido pois já foi observado noutros lugares, como objectos gelados nos confins do Sistema Solar ou nos núcleos de cometas”, explica o investigador David Paige, da Universidade da Califórnia em Los Angeles. A sonda Messenger, ao contrário do robô Curiosity que se encontra em Marte, não é um rover, não podendo assim analisar rochas ou amostras directamente do solo. No entanto, transmite raios laser e recolhe dados sobre a composição da superfície durante as suas órtbitas.

Os cientistas acreditam que o material orgânico, que é duas vezes mais escuro do que a maior parte da superfície de Mercúrio, encontrava-se no interior do gelo depositado por cometas há milhões de anos. Apesar do planeta não ser habitável nem ter albergado vida no passado, defendem os cientistas, a descoberta do material orgânico pode ajudar a compreender como se originou a vida na Terra e como poderá evoluir em planetas fora do sistema solar. Uma das hipóteses para explicar a origem da vida na Terra – a teoria da panspermia – é que os seus ingredientes chegaram ao nosso planeta em cometas ou asteróides. “A descoberta de alguns dos ingredientes da vida em planetas do Sistema Solar é realmente emocionante”, diz Paige. Neste caso é ainda mais 'surpreendente' pois as temperaturas à superfície do planeta podem superar os 400 graus centígrados. No entanto, algumas crateras no pólos de Mercúrio estão sempre na sombra, sendo assim zonas de frio.

 

Artigos:

Fonte/Adaptado de: Ciência Hoje