Monstro das bolachas adopta nova alimentação em Espanha

03-07-2012 12:50

Programa infantil ajuda a fomentar hábitos saudáveis nas crianças

 

A tradição já não é o que era. Até os famosos «Muppets», «Rua Sésamo» em português, se têm de adaptar às novas contingências e ensinar as crianças a alimentar-se de forma saudável é uma prioridade. Sendo assim, o canal de televisão espanhola Antena 3 relou a série com o subtítulo «Monstruos supersanos» (Monstros super-saudáveis), que estreou anteontem. No entanto, na nova edição o monstro das bolachas passa a ser o monstro da fruta e dos legumes. A medida surge no âmbito do plano de combate à obesidade infantil, coordenada pela Fundação SHE (Science, Health and Education), liderada por Valentín Fuster, médico cardiologista que recebeu o Prémio Príncipe de Asturias de Investigación, em 1996, pelas suas descobertas sobre a origem dos acidentes cardiovasculares. O médico é convertido ele próprio numa das personagens da série.

 

Tendo em conta que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no mundo é muito importante "fomentar hábitos saudáveis nas crianças”, segundo avançou o médico a um diário espanhol, acrescentando que as idades compreendidas “entre os três e os seis anos são essenciais, porque é nesta altura que se geram hábitos e comportamentos”, sendo mais fácil assimilar “que a saúde deve ser uma prioridade”.

Nesta temporada, os habitantes da «Rua Sésamo» oferecem, essencialmente, conselhos relacionados com a alimentação, mas também darão orientação aos mais novos sobre aspectos relacionados com o foro emocional, como por exemplo, saber lidar com sentimentos, ou social, saber respeitar e cooperar. A iniciativa já foi adoptada nos Estados Unidos e na Colômbia. Será que haverá uma edição semelhante em versão portuguesa para breve?

 

Fonte: Ciência Hoje