Novo site reúne projectos de investigação e recursos tecnológicos

20-10-2011 12:11

SciPort já está disponível para consulta

Quem pretender conhecer os projectos de investigação em curso na área da saúde em Portugal já tem disponível uma base de dados para acesso a essa informação. A plataforma chama-se SciPort (Saúde em Portugal: Banco de Dados de Ciência e Tecnologia de Recursos), e não só informa sobre os projectos em curso como permite identificar os recursos disponíveis nas instituições que actuam nesta área.

 

A base de dados é da responsabilidade do Health Cluster Portugal (HCP). À agência Lusa, Joaquim Cunha, director executivo do HCP, disse que a 
plataforma “está pronta”. No entanto, “em termos de conteúdos, está na fase inicial”

O responsável espera que, "até final do ano, se possa ter um acervo representativo da realidade nacional". E afirma: "Vamos começar pelas entidades que nos estão mais próximas, mas não fazemos disso exclusividade”.

Um dos objectivos da nova plataforma é “reunir toda a capacidade científica nacional, no que se refere a quem está a trabalhar em ciência, em que projectos, que tipo de equipamentos estão disponíveis e se as entidades os querem partilhar”, referiu Joaquim Cunha.

Por isso, o SciPort “permite ter uma visão rápida de quem está a fazer o quê, quem é quem, quem está a trabalhar com quem ou que tipo de equipamentos é que estão disponíveis. Cada vez mais, nesta área, os equipamentos são de custo muito elevado e, nalgumas situações, é possível que estas entidades os partilhem, os aluguem ou os cedam”, continuou.

Outro dos objectivos do SciPort é possibilitar que em qualquer parte do mundo, através do Google, por exemplo, e através de uma palavra-chave, se aceda a um determinado projecto de uma instituição ou de uma empresa portuguesa.

As ferramentas de pesquisa estão disponíveis em inglês, uma vez que, segundo a entidade responsável pela nova página, esta é a língua científica universal.
 
Fonte:  Ciência Hoje