Novo modelo de teletransporte quântico

20-01-2013 14:56

 

Físicos britânicos dão passo importante para o desenvolvimento da computação quântica

 

Uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge (Inglaterra) fez avanços teóricos importantes na área do teletransporte quântico. Mesmo muito longe de conseguir projectar uma máquina que teletransporte objectos e pessoas como acontece na série de ficção-científica «Star Trek», a ciência vem demonstrar a possibilidade de teletransporte no mundo quântico (que rege o comportamento de partículas). As descobertas dos físicos britânicos, publicadas em artigo na «Physical Review Letters», servem principalmente para o futuro desenvolvimento da computação quântica, na qual a rapidez de processamento de informação é hoje impossível de alcançar.

Durante os últimos dez anos, os físicos teóricos demonstraram que as conexões intensas geradas entre as partículas – entrelaçamento quântico – são a chave para o teletransporte de informação.

O entrelaçamento quântico implica que duas ou mais partículas estejam intrinsecamente ligadas e conservem uma sincronização independentemente da distância a que se encontram uma da outra. Através desta conexão, os bits quânticos (qubits) podem ser enviados de um sítio para outro.

Agora, e pela primeira vez, os investigadores elaboraram um modelo que explica como aumentar a eficácia dessas conexões. A equipa também concebeu uma forma generalizada de teletransporte, que permite uma ampla variedade de potenciais aplicações em física quântica.

Há uma relação estreita entre o teletransporte e os computadores quânticos que são dispositivos que aproveitam a mecânica quântica para a realização de cálculos que não seriam possíveis de realizar num computador clássico”, afirma Sergii Strelchuk, do Departamento de Matemáticas Aplicadas e Física Teórica de Cambridge, um dos três autores do estudo.

A construção de um computador quântico é um dos grandes desafios da física moderna e esperamos que o novo protocolo de teletransporte dê lugar a novos desenvolvimentos na área”, acrescenta.

 

Mas, o que é, afinal, um computador quântico?

 

 

Artigo: Generalized Teleportation and Entanglement Recycling

 

Fonte/Adaptado de: Ciência Hoje