Novo sistema solar

25-08-2010 16:57

 Astrónomos (entre os quais se contam diversos investigadores portugueses, nomeadamente das Universidades de Aveiro e do Porto) descobriram um novo sistema solar, composto por pelo menos 7 planetas, a orbitar uma estrela semelhante ao Sol 8identificada como HD 10180) a uma distância de de cerca de 127 anos-luz do nosso sistema solar, na constelação da Hidra. Um dos planetas parece ser do tipo rochoso, semelhante à Terra e com um tamanho 1,4 vezes o do nosso planeta, o que faz dele o menor exoplaneta alguma vez descoberto.

Esta colecção de mundos foi identificada graças às observações efectuadas no telescópio gigante em La Silla, no Chile, ao longo de um período de mais de 6 anos.

Embora o planeta rochoso agora identificado esteja demasiado próximo da estrela para poder albergar qualquer forma de vida (leva 1,18 dias terrestres a completar uma translação em redor da sua estrela), a descoberta é bastante motivadora para os investigadores pois mostra que estão no caminho certo para, a breve prazo, poderem identificar planetas mais semelhantes à Terra em outros sistemas solares idênticos ao nosso que, como parece demonstrar esta descoberta, serão mais frequentes do que se supunha.

Os outros planetas que compõem este sistema serão gigantes gasosos com dimensões equivalentes à de Neptuno ou Úrano.