O fim do programa do vaivém espacial da NASA

22-07-2011 10:55

 

A Atlantis tocou a pista do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, às 05h56m, hora local, 42 minutos antes do nascer do sol e com um céu claro, após a descida de 65 minutos desde a órbita terrestre. Terminava assim a última viagem do programa de viagens espaciais norte-americanas, trinta anos após o primeiro voo.

Durante a missão de quase oito dias acoplada à estação espacial, a Atlantis e os seus quatro astronautas deixaram lá várias toneladas de alimentos e equipamentos para a tripulação permanente de seis pessoas. O comandante da missão, Chris Ferguson, disse que a Atlantis vai agora para um museu, para ficar ao lado das outras 3 naves e espera que as próximas gerações as possam admirar. Diz que quer a fotografia onde uma criança de 6 anos olhe para a nave no museu e diga que quer fazer algo assim quando for grande. Na véspera, a menos de 24 horas do regresso da Atlantis, astronautas e engenheiros da NASA não conseguiam conter a emoção com o fim próximo.

Horas antes da entrada do vaivém na atmosfera, a estação de televisão da NASA mostrou imagens ao vivo do centro de controlo da missão e da Terra vista a partir da Atlantis.

—————

Voltar