Orca branca adulta avistada pela primeira vez

28-04-2012 15:06
Chama-se ‘Iceberg’ e tem uma barbatana de dois metros

 

Cientistas russos avistaram, pela primeira vez, uma orca adulta completamente branca, ao largo da península de Kamchatka, na costa oriental da Rússia.

Com uma barbatana de dois metros, o cetáceo macho apelidado de ‘Iceberg’ tem pelo menos 16 anos, avançou esta segunda-feira a Sociedade de Preservação de Baleias e Golfinhos (WDCS, na sigla em inglês).

Apesar de não ser a primeira orca branca a ser avistada, esta é o único macho adulto, provavelmente albino, que cientistas das universidades de Moscovo e São Petesburgo tiveram a oportunidade de observar.

O encontro com a ‘Iceberg’ aconteceu durante uma expedição co-liderada por Erich Hoyt, no âmbito do projecto FEROP (Far East Russia Orca Project), que há 12 anos estuda os hábitos sociais das baleias numa zona próxima das ilhas Commander.

De acordo com o especialista em baleias e golfinhos, “‘Iceberg’ é um símbolo de tudo o que é puro, selvagem e extraordinariamente excitante sobre o que o oceano nos reserva para ser descoberto. O desafio é manter o oceano saudável de modo a que estas surpresas sejam sempre possíveis”.

 

Fonte/Adaptado de: Ciência Hoje