O site "A Ciência em Si" não está, como já devem ter notado, a ser atualizado. Por falta de disponibilidade de tempo, o site esteve sem manutenção durante quase 2 anos pelo que muitos dos links se perderam, bem como a própria estrutura sofreu danos cuja reparação seria demasiado dispendiosa em termos do tempo necessário para o fazer. Assim, optámos pela criação de um novo espaço, dentro do mesmo espírito mas, esperamos, melhorado. 

O novo site intitula-se "O Sentido do Saber" e, para além de disponibilizar conteúdos, servirá de apoio ao meu centro de estudos com a mesma designação.

Obrigado e até breve.

 

Luis Ribeiro

"A Ciência em Si" está no Facebook

Calendários escolares para o ano lectivo

 2016-2017

(Inclui as datas de provas finais e exames)
 
Clicar nos links abaixo para download dos respectivos ficheiros em formato PDF
 

 

 Calendários para o ano lectivo 

2016-2017: 

Calendário escolar versão 1

Calendário escolar versão 2

Calendário de provas finais e exames nacionais

 

Legislação:

  Despacho n.º 8294-A2016 – Calendário Escolar 2016/17

Image ns e Palavras

A Juventude de Hoje...

(Clicar sobre o link laranja acima para informação adicional)

Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança.

Ernesto Sábato

Bem-vindo(a)

Está a aceder ao site de ciência que mostra a Ciência, por Si. Pretendemos constituir uma ferramenta que armazene, organize e disponibilize aos alunos e professores, de várias áreas científicas, mas não só, a qualquer pessoa simplesmente curiosa do que nos rodeia, materiais e recursos educativos de diversos tipos, procurando incentivar a partilha e troca de conhecimento e experiências.

Uma pequena reflexão sobre o estado do ensino actual. Em primeiro lugar, é evidente a pressão por parte do ministério da educação para aprovação dos alunos. Quase que é proibido "chumbar" as criancinhas que, coitadinhas, ficam traumatizadas. Tenho conhecimento em primeira mão de uma escola, onde, ano após ano, tenho assistido à passagem "administrativa" dos alunos do ensino básico. Jovens com 6 e 7 negativas no final do segundo período, chegam ao final do ano com uma extraordinária e miraculosa recuperação no terceiro período, que lhes permite passar com apenas duas ou mesmo uma negativa. E isto aconteceu sistematicamente, repito. Depois, claro, temos crianças que não sabem que o Vasco da Gama viveu há 500 anos, que uma hora tem 60 minutos e que a raiz quadrada de 16 é 4 e não 8 (metade de 16). E os paizinhos ficam todos contentes, incapazes, também eles, de detectar o logro a que estão sujeitos.

Depois, temos o desinteresse pelo saber, pelo querer ser bom aluno. O bom aluno é o "nerd" (aquilo que antigamente se designava "marrão, mas agora com uma conotação muito mais negativa) e ser nerd é péssimo. O que é bom e contribui para a popularidade do/a jovem é mostrar que é ignorante através de notas horríveis e que pouco sabe nem quer saber. A popularidade e a felicidade medem-se pelo número de gostos que a selfie tirada na casa de banho da escola recolhe. Isso, sim, é o objectivo de vida do adolescente de hoje: Ser "gostado" por pessoas que não conhece, a maioria, de lado algum... Triste, muito triste.

Ainda, é absurdo como é que numa época em que a informação está na ponta dos dedos, em que a resposta a qualquer pergunta está disponível em segundos, a capacidade para procurar essa mesma resposta é cada vez menor. No geral pensamos que os jovens como nasceram na época da tecnologia de informação sabem usar essa mesma tecnologia como se fosse uma extensão do próprio corpo. Totalmente falso. A maioria nem uma pesquisa sabe fazer (pelo menos de forma correcta e que resulte na informação que. de facto, necessita). Nem sabem o privilégio que têm. Há apenas 20 anos encontrar a resposta a uma pergunta poderia significar um dia inteiro enfiado numa biblioteca e sair de lá sem nada.

Mais, os programas. Cada vez são mais extensos e com conteúdos de utilidade no mínimo questionável, para além da forma como são transmitidos esses mesmos conteúdos. Exemplo, a introdução no programa de matemática do 5º ano da noção de amplitude angular nas formas complexa e incomplexa. Eu nunca precisei disso em toda minha vida, sempre usei a medida na forma decimal, na forma de dízima. Então para que serve estar a ensinar isso aos miúdos e miúdas do 5º ano?

Por último, os pais, que cada vez têm menos tempo e o tempo que têm preferem passar em frente à TV ou no Facebook em processo activo de imbecilização.

Não sei o que o futuro nos reserva, mas que não estou optimista, lá isso não estou.

 

 Luis Ribeiro , Março de 2016

Voltar ao TOPO da página

As Horas

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o código abaixo para colocar o nosso banner na sua página!

Notícias

Timidez pode ser uma vantagem

17-10-2011 10:07
Autora do estudo considera que introvertidos têm mais...

Equipa de amadores encontra asteróide a aproximar-se da Terra

16-10-2011 10:28
Objecto pode representar risco de impacto Pela primeira vez, observações...

O ranking das escolas secundárias e básicas

15-10-2011 13:21
O Colégio Internacional de Vilamoura lidera, pela primeira vez, o ranking...

Testemunhos da Royal Society acessíveis ao público

15-10-2011 13:11
Desde 1660 que a Royal Society de Londres tem recolhido documentos enviados...

Em busca do lago 'perdido' na Antárctida

14-10-2011 11:19
Expedição pode encontrar novas formas de vida e pistas sobre alterações...

Cientistas reconstroem imagens a partir do cérebro

13-10-2011 14:47
Cientistas conseguiram reproduzir cenas de cinema num ecrã unicamente através...

Estudantes poderão fazer experiências no Espaço

13-10-2011 14:38
Concurso You Tube Space Lab já abriu !!!     O «YouTube...

Polvo gigante mandou nos mares há 200 milhões de anos

13-10-2011 14:25
Parque Estatal Berlin-Ichthyosaur (Nevada, EUA) poderia ser um covil do...

Rede social de Físico-Química

12-10-2011 14:19
FQ em rede    Foi criada em 2010 uma rede social específica...

Investigador desenvolve protótipo de “tapete voador”

11-10-2011 11:21
Jafferis Noah, da Universidade de Princeton (EUA), consegue pôr folha de...

Planeta Vénus possui camada de ozono

10-10-2011 10:15
A Venus Express, nave da Agência Espacial Europeia (ESA), descobriu uma...

Os "Ig Nobel" da Ciência

09-10-2011 11:17
Esmagar automóveis com um tanque de guerra, acasalamento de besouros com...

Quasi-cristais ainda têm pouca aplicação prática

07-10-2011 10:43
O cientista João Rocha disse hoje que a descoberta dos quasi-cristais, que...

Prémio Nobel da química para investigador israelita

05-10-2011 12:06
A Academia Sueca distinguiu hoje com o Prémio Nobel da Química o cientista...

Universo em gelo e céu sem estrelas: revelação abala bases da cosmologia

05-10-2011 11:57
A descoberta da aceleração da expansão do universo através da observação de...

Observatório ALMA entra em funcionamento

04-10-2011 09:43
O observatório astronómico terrestre mais complexo do mundo, o Atacama Large...

Vela solar e elevador espacial com investigação na UBI

03-10-2011 09:29
A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, está a colaborar na...

Novo material à prova de bala

02-10-2011 11:10
A investigadora holandesa Jalila Essaïdi criou, no âmbito do projecto...

«Ovo frito» em céu estrelado

30-09-2011 10:21
Um grupo de astrónomos conseguiu fotografar pela primeira vez uma estrela...

João Magueijo considera resultados de investigação sobre neutrinos "muito estranhos"

29-09-2011 10:30
O professor de Física João Magueijo alertou hoje para a necessidade de...

Foco de listeriose mata nos E.U.A.

28-09-2011 13:31
Melões cultivados no estado do Colorado (região central dos Estados Unidos)...

Se bebeu e pensa em conduzir…

27-09-2011 10:35
“A sua taxa de alcoolemia é 0,47 gramas por litro (g/l). Encontra-se dentro...

Abertas as portas para viajar no tempo?

26-09-2011 16:09
A confirmação da existência de uma partícula mais rápida que a luz vai abrir...
Itens: 162 - 184 de 289
<< 6 | 7 | 8 | 9 | 10 >>