O site "A Ciência em Si" não está, como já devem ter notado, a ser atualizado. Por falta de disponibilidade de tempo, o site esteve sem manutenção durante quase 2 anos pelo que muitos dos links se perderam, bem como a própria estrutura sofreu danos cuja reparação seria demasiado dispendiosa em termos do tempo necessário para o fazer. Assim, optámos pela criação de um novo espaço, dentro do mesmo espírito mas, esperamos, melhorado. 

O novo site intitula-se "O Sentido do Saber" e, para além de disponibilizar conteúdos, servirá de apoio ao meu centro de estudos com a mesma designação.

Obrigado e até breve.

 

Luis Ribeiro

"A Ciência em Si" está no Facebook

Calendários escolares para o ano lectivo

 2016-2017

(Inclui as datas de provas finais e exames)
 
Clicar nos links abaixo para download dos respectivos ficheiros em formato PDF
 

 

 Calendários para o ano lectivo 

2016-2017: 

Calendário escolar versão 1

Calendário escolar versão 2

Calendário de provas finais e exames nacionais

 

Legislação:

  Despacho n.º 8294-A2016 – Calendário Escolar 2016/17

Image ns e Palavras

A Juventude de Hoje...

(Clicar sobre o link laranja acima para informação adicional)

Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança.

Ernesto Sábato

Bem-vindo(a)

Está a aceder ao site de ciência que mostra a Ciência, por Si. Pretendemos constituir uma ferramenta que armazene, organize e disponibilize aos alunos e professores, de várias áreas científicas, mas não só, a qualquer pessoa simplesmente curiosa do que nos rodeia, materiais e recursos educativos de diversos tipos, procurando incentivar a partilha e troca de conhecimento e experiências.

Uma pequena reflexão sobre o estado do ensino actual. Em primeiro lugar, é evidente a pressão por parte do ministério da educação para aprovação dos alunos. Quase que é proibido "chumbar" as criancinhas que, coitadinhas, ficam traumatizadas. Tenho conhecimento em primeira mão de uma escola, onde, ano após ano, tenho assistido à passagem "administrativa" dos alunos do ensino básico. Jovens com 6 e 7 negativas no final do segundo período, chegam ao final do ano com uma extraordinária e miraculosa recuperação no terceiro período, que lhes permite passar com apenas duas ou mesmo uma negativa. E isto aconteceu sistematicamente, repito. Depois, claro, temos crianças que não sabem que o Vasco da Gama viveu há 500 anos, que uma hora tem 60 minutos e que a raiz quadrada de 16 é 4 e não 8 (metade de 16). E os paizinhos ficam todos contentes, incapazes, também eles, de detectar o logro a que estão sujeitos.

Depois, temos o desinteresse pelo saber, pelo querer ser bom aluno. O bom aluno é o "nerd" (aquilo que antigamente se designava "marrão, mas agora com uma conotação muito mais negativa) e ser nerd é péssimo. O que é bom e contribui para a popularidade do/a jovem é mostrar que é ignorante através de notas horríveis e que pouco sabe nem quer saber. A popularidade e a felicidade medem-se pelo número de gostos que a selfie tirada na casa de banho da escola recolhe. Isso, sim, é o objectivo de vida do adolescente de hoje: Ser "gostado" por pessoas que não conhece, a maioria, de lado algum... Triste, muito triste.

Ainda, é absurdo como é que numa época em que a informação está na ponta dos dedos, em que a resposta a qualquer pergunta está disponível em segundos, a capacidade para procurar essa mesma resposta é cada vez menor. No geral pensamos que os jovens como nasceram na época da tecnologia de informação sabem usar essa mesma tecnologia como se fosse uma extensão do próprio corpo. Totalmente falso. A maioria nem uma pesquisa sabe fazer (pelo menos de forma correcta e que resulte na informação que. de facto, necessita). Nem sabem o privilégio que têm. Há apenas 20 anos encontrar a resposta a uma pergunta poderia significar um dia inteiro enfiado numa biblioteca e sair de lá sem nada.

Mais, os programas. Cada vez são mais extensos e com conteúdos de utilidade no mínimo questionável, para além da forma como são transmitidos esses mesmos conteúdos. Exemplo, a introdução no programa de matemática do 5º ano da noção de amplitude angular nas formas complexa e incomplexa. Eu nunca precisei disso em toda minha vida, sempre usei a medida na forma decimal, na forma de dízima. Então para que serve estar a ensinar isso aos miúdos e miúdas do 5º ano?

Por último, os pais, que cada vez têm menos tempo e o tempo que têm preferem passar em frente à TV ou no Facebook em processo activo de imbecilização.

Não sei o que o futuro nos reserva, mas que não estou optimista, lá isso não estou.

 

 Luis Ribeiro , Março de 2016

Voltar ao TOPO da página

As Horas

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o código abaixo para colocar o nosso banner na sua página!

Notícias

Solstício de Verão 2013

20-06-2013 22:51
Solstício de Verão é o momento que marca o início desta estação no...

Obtida imagem do exoplaneta mais leve encontrado até à data

07-06-2013 16:12
Observatório Europeu do Sul (ESO) descobre planeta a orbitar a jovem estrela HD...

Ondas em Titã?

24-05-2013 15:08
  A maior lua de Saturno está coberta de mares e lagos de...

Vacina consegue bloquear acção da heroína no cérebro

09-05-2013 14:44
Tem por objectivo impedir que a droga e os seus produtos de degradação...

Região de formação estelar anárquica

06-05-2013 11:55
Uma imagem da NGC 6559 demonstra bem a anarquia que reina quando estrelas se...

O Dia da Terra

22-04-2013 14:36
  Em 2013, o tema do Dia da Terra que se celebra hoje, 22 de abril, é “O...

Curso de Física para futuros presidentes

07-04-2013 15:23
  A prestigiada universidade de Berkeley, nos Estados Unidos da...

Universidade do Texas perde frasco com vírus mortal

07-04-2013 15:07
Substância pode ser transformada em arma biológica A Universidade do Texas, em...

NASA planeia missão robótica para capturar asteroide

07-04-2013 14:54
A agência espacial norte-americana (NASA) está a planear uma missão robótica...

Estudo diz que fim dos dinossauros foi causado por um cometa

03-04-2013 15:23
O estudo de uma equipa de investigação do Darthmouth College, Universidade de...

Contra os asteróides, explosões nucleares

11-03-2013 09:36
A possibilidade de um meteoróide impactar com a Terra é um perigo real. Por...

Vírus geneticamente modificado salva doentes em fase terminal

17-02-2013 16:56
Um vírus alterado geneticamente foi testado em 30 pacientes com cancro de...

Universidade de Aveiro descobre compostos cancerígenos no pó das casas

01-02-2013 22:32
  Ana Sousa, investigadora da UA, recomenda limpar e aspirar mais...

Novo modelo de teletransporte quântico

20-01-2013 14:56
  Físicos britânicos dão passo importante para o desenvolvimento da...

Descoberto sistema de grutas subterrâneas em Marte

13-01-2013 09:41
  Resultados de estudo financiado pela NASA publicados no «Geophysical...

O zero absoluto não é assim tão absoluto...

06-01-2013 17:34
O zero absoluto é muitas vezes considerada a temperatura mais baixa possível....

A luta moldou as mãos humanas

28-12-2012 09:27
  Estudo norte-americano está publicado no «Journal of Experimental...

Mercúrio tem gelo e material orgânico

03-12-2012 22:43
Vários estudos a partir de dados da sonda Messenger publicados na revista...

Investigadores criam cabo que liga cérebro a computador

19-11-2012 15:02
  Investigadores da Universidade de Michigan acabam de apresentar um...

Planeta perdido no espaço interestelar

15-11-2012 15:23
  O Observatório Europeu do Sul (ESO) detectou um planeta que vagueia...

A velocidade da luz em videojogo

12-11-2012 14:02
Uma equipa de investigadores do Massachusetts Institute of Technology...

Será esta a tão procurada ‘Partícula de Deus’?

29-10-2012 16:31
  Investigadores debatem últimas descobertas em relação ao bosão de...

Astrónomos descobrem planeta no Sistema Solar mais próximo da Terra

17-10-2012 14:47
Astrónomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) encontraram um planeta...
Itens: 24 - 46 de 289
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>