O site "A Ciência em Si" não está, como já devem ter notado, a ser atualizado. Por falta de disponibilidade de tempo, o site esteve sem manutenção durante quase 2 anos pelo que muitos dos links se perderam, bem como a própria estrutura sofreu danos cuja reparação seria demasiado dispendiosa em termos do tempo necessário para o fazer. Assim, optámos pela criação de um novo espaço, dentro do mesmo espírito mas, esperamos, melhorado. 

O novo site intitula-se "O Sentido do Saber" e, para além de disponibilizar conteúdos, servirá de apoio ao meu centro de estudos com a mesma designação.

Obrigado e até breve.

 

Luis Ribeiro

"A Ciência em Si" está no Facebook

Calendários escolares para o ano lectivo

 2016-2017

(Inclui as datas de provas finais e exames)
 
Clicar nos links abaixo para download dos respectivos ficheiros em formato PDF
 

 

 Calendários para o ano lectivo 

2016-2017: 

Calendário escolar versão 1

Calendário escolar versão 2

Calendário de provas finais e exames nacionais

 

Legislação:

  Despacho n.º 8294-A2016 – Calendário Escolar 2016/17

Image ns e Palavras

A Juventude de Hoje...

(Clicar sobre o link laranja acima para informação adicional)

Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança.

Ernesto Sábato

Bem-vindo(a)

Está a aceder ao site de ciência que mostra a Ciência, por Si. Pretendemos constituir uma ferramenta que armazene, organize e disponibilize aos alunos e professores, de várias áreas científicas, mas não só, a qualquer pessoa simplesmente curiosa do que nos rodeia, materiais e recursos educativos de diversos tipos, procurando incentivar a partilha e troca de conhecimento e experiências.

Uma pequena reflexão sobre o estado do ensino actual. Em primeiro lugar, é evidente a pressão por parte do ministério da educação para aprovação dos alunos. Quase que é proibido "chumbar" as criancinhas que, coitadinhas, ficam traumatizadas. Tenho conhecimento em primeira mão de uma escola, onde, ano após ano, tenho assistido à passagem "administrativa" dos alunos do ensino básico. Jovens com 6 e 7 negativas no final do segundo período, chegam ao final do ano com uma extraordinária e miraculosa recuperação no terceiro período, que lhes permite passar com apenas duas ou mesmo uma negativa. E isto aconteceu sistematicamente, repito. Depois, claro, temos crianças que não sabem que o Vasco da Gama viveu há 500 anos, que uma hora tem 60 minutos e que a raiz quadrada de 16 é 4 e não 8 (metade de 16). E os paizinhos ficam todos contentes, incapazes, também eles, de detectar o logro a que estão sujeitos.

Depois, temos o desinteresse pelo saber, pelo querer ser bom aluno. O bom aluno é o "nerd" (aquilo que antigamente se designava "marrão, mas agora com uma conotação muito mais negativa) e ser nerd é péssimo. O que é bom e contribui para a popularidade do/a jovem é mostrar que é ignorante através de notas horríveis e que pouco sabe nem quer saber. A popularidade e a felicidade medem-se pelo número de gostos que a selfie tirada na casa de banho da escola recolhe. Isso, sim, é o objectivo de vida do adolescente de hoje: Ser "gostado" por pessoas que não conhece, a maioria, de lado algum... Triste, muito triste.

Ainda, é absurdo como é que numa época em que a informação está na ponta dos dedos, em que a resposta a qualquer pergunta está disponível em segundos, a capacidade para procurar essa mesma resposta é cada vez menor. No geral pensamos que os jovens como nasceram na época da tecnologia de informação sabem usar essa mesma tecnologia como se fosse uma extensão do próprio corpo. Totalmente falso. A maioria nem uma pesquisa sabe fazer (pelo menos de forma correcta e que resulte na informação que. de facto, necessita). Nem sabem o privilégio que têm. Há apenas 20 anos encontrar a resposta a uma pergunta poderia significar um dia inteiro enfiado numa biblioteca e sair de lá sem nada.

Mais, os programas. Cada vez são mais extensos e com conteúdos de utilidade no mínimo questionável, para além da forma como são transmitidos esses mesmos conteúdos. Exemplo, a introdução no programa de matemática do 5º ano da noção de amplitude angular nas formas complexa e incomplexa. Eu nunca precisei disso em toda minha vida, sempre usei a medida na forma decimal, na forma de dízima. Então para que serve estar a ensinar isso aos miúdos e miúdas do 5º ano?

Por último, os pais, que cada vez têm menos tempo e o tempo que têm preferem passar em frente à TV ou no Facebook em processo activo de imbecilização.

Não sei o que o futuro nos reserva, mas que não estou optimista, lá isso não estou.

 

 Luis Ribeiro , Março de 2016

Voltar ao TOPO da página

As Horas

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o código abaixo para colocar o nosso banner na sua página!

Notícias

A causa da calvície masculina

11-01-2011 14:44
Especialistas norte-americanos afirmam que encontraram o que pode ser a causa...

Teste para diagnóstico de Alzheimer

11-01-2011 14:23
  Investigadores foram capazes de detectar “marcadores” no sangue que ...

Novo teste para a detecção do cancro

06-01-2011 11:51
A gigante farmacêutica americana Johnson & Johnson fez um acordo com o...

Nova espécie de insecto cavernícola

03-01-2011 13:54
 Bióloga portuguesa descobre nova espécie de insecto cavernícola sem olhos...

Breves da ciência

21-12-2010 11:01
Um estudo publicado pela revista Cell Metabolism mostrou que um cocktail...

Centrais térmicas solares

17-12-2010 12:29
EUA e África do Sul competem para instalar a maior central solar térmica do...

A cura para a SIDA?

16-12-2010 22:39
Transplante de medula cura paciente com SIDA Timothy Brown, que tinha leucemia,...

Fotossíntese artificial e como podemos retirar mais da luz solar.

14-12-2010 22:08
O estudo, conduzido pelo professor associado de Química do MIT Jianshu Cao e...

Assassinos ou vítimas?

11-12-2010 19:37
A vida decorre tranquila numa estância balnear, até que, um dia, uma série de...

Exoplaneta rico em carbono

09-12-2010 11:48
Uma equipa liderada por um investigador da Universidade de Princeton descobriu...

A bactéria "extraterrestre"

02-12-2010 23:19
  Toda a vida que se conhece é construída com base em seis elementos: o...

Clonagem do homem de neandertal. Será possível?

17-11-2010 11:26
Fonte: Super Interessante A publicação do primeiro esboço do genoma neandertal...

... e o buraco negro mais longínquo.

17-11-2010 10:59
Fonte: Site Inovação Tecnológica, publicado em 28/01/2010 Utilizando o Very...

O buraco negro mais jovem...

17-11-2010 10:52
Investigadores descobriram o buraco negro mais jovem já registrado, com...

Células estaminais para reparar o cérebro

17-11-2010 10:39
Células estaminais neurais no caminho da reparação cerebral Andreia Pereira in...

Cientistas próximos de recriar os primeiros intantes do Big-Bang

11-11-2010 15:09
Os cientistas dizem que estão mais perto de recriar as condições que existiam...

Cientista português cria fígado artificial

08-11-2010 15:37
Português cria fígado humano em laboratório   Uma equipa liderada pelo...

O cometa amendoim

05-11-2010 20:00
Pela primeira vez uma sonda chegou perto deste cometa e recolheu dados. É ...

Viajante no tempo, ilusão de óptica ou apenas... nada?

05-11-2010 12:06
O realizador irlandês George Clarke, ao rever o Behind the Scenes da estreia do...

Com 11 anos, analista da Microsoft

02-11-2010 14:18
Mahmoud, a quem chamam "génio", só tem 11 anos, mas já está a estudar na ...

Explosão no espaço pode ameaçar vida na Terra

26-10-2010 11:35
Cientistas identificaram uma estrela a 3.260 anos-luz da Terra que pode...

O segredo da vitória

25-10-2010 14:33
Um artigo muito interessante publicado na Revistas Super Interessante sobre o...

Há 30 mil anos a produzir farinha

21-10-2010 12:26
As pessoas que povoavam a Europa há 30 mil anos eram capazes de produzir...
Itens: 254 - 276 de 289
<< 9 | 10 | 11 | 12 | 13 >>