'Som' do silêncio pode levar à loucura

20-06-2012 13:50

Testes foram realizados na câmara anecóica dos Laboratórios Orfield

 

A câmara anecóica criada pelos Laboratórios Orfield (Minnesota, EUA) entrou para o livro dos Récordes Guinness por conseguir absorver 99,99 por cento do som. Até agora, nenhum ser humano conseguiu ficar lá dentro mais de 45 minutos sem começar a desenvolver sintomas de falta de equilíbrio e perda de controlo. 'Escutar' tanto silêncio pode mesmo levar à loucura, concluem os investigadores que estudaram o efeitos ao longo do tempo que as pessoas conseguiram ficar dentro da câmara. 

 

Um grupo de estudantes de visita à câmara anecoica da Orfield Labs

 

A absorção do som deve-se a um sistema 'box in box' (caixa dentro de caixa). As caixas têm paredes duplas de aço e a caixa interna é suportada por um sistema de molas com paredes cobertas com fibra de vidro de forma piramidal.

Este tipo de câmaras é utilizada por vários tipo de empresas, entre elas as de electrodomésticos para que consigam determinar o ruído gerado pelos seus produtos.

As experiências sobre o efeito no ser humano têm sido bastante pertinentes para aferir a capacidade da resistência ao silêncio. A falta de som a este nível provoca tensão no cérebro humano, podendo conduzir à perda de controlo e à loucura.

Isto acontece porque quando não existe nenhum som num espaço, o ouvido humano faz todo o possível para localizar uma fonte de som. Isto leva a que seja o próprio corpo a converter-se no gerador de som.

Os que viveram a experiência de permanecer nesta câmara durante um tempo prolongado começaram a ouvir os sons da sua respiração, o bater do coração e mesmo dos intestinos. Assim, a mente acaba por perder o controlo.

 

Fonte/adaptado de: Ciência Hoje