Google propõe viagem ao passado com «Pastmapper»

20-12-2011 10:18

Nova plataforma baseada no Google Maps apresenta São Francisco de 1853

A Google está a trabalhar numa nova aplicação, baseada no «Google Maps», que vai permitir conhecer o antigo traçado das cidades. O programa chama-se «Pastmapper» e, para já em versão experimental, apresenta a cidade norte-americana de São Francisco tal como era no século XIX. O autor e criador desta plataforma, Brad Thompson, estudou durante meses mapas antigos. Através de um programa de desenho gráfico conseguiu conceber o mapa da cidade como era em 1853 e posteriormente apresentá-lo em forma de 'google maps'.

 

A plataforma utiliza a linguagem visual dos mapas online para descrever os espaços do passado. A viagem que propõe a São Francisco do ano 1853 não se limita ao nome das ruas e ao traçado antigo. O autor fez o levantamento dos negócios e das actividades existentes na cidade.

Assim, é possível descobrir também onde se encontravam os alfaiates, as mercearias, os mercados, os barbeiros, as drogarias, as tipografias, os escritórios de advogados e os bancos.

O que se encontra nesta versão do «Pastmapper», diz o seu autor, é um pequeno exemplo do que se pode fazer com esta ferramenta, que, no futuro, irá abranger mais cidades e épocas. Para o projecto ir em frente, Brad Thompson pede a colaboração de todos os usuários.

 

Fonte: Ciência Hoje