Há um novo manual de Matemática para o 12.º ano e é gratuito

01-06-2012 14:45

Notícia do Jornal Público

 

Quando os alfabetos não tinham símbolos para números, eram as letras que os representavam. O aleph, que é a primeira letra do alfabeto hebraico, também representava o número 1, e faz agora também parte do nome de um novo manual de Matemática para o 12.º ano, que tem entre as suas características originais o facto de ser gratuito.

“Com a crise que o país atravessa, pretendemos aliviar o peso da factura na compra de manuais e material escolar, promovendo em simultâneo o uso do livro digital”, explicou o matemático Jaime Carvalho e Silva, coordenador da equipa que desenvolveu o manual, numa nota à comunicação social enviada pela Universidade de Coimbra. O manual será lançado amanhã no Departamento de Matemática daquela universidade.

Jaime Carvalho e Silva é também secretário-geral da Comissão Internacional de Instrução Matemática, uma organização criada em 1908 com o objectivo de reforçar a qualidade do ensino e das aprendizagens desta disicplina.

O nome completo do novo manual é NiuAleph12. Segundo é explicado pelos autores no site do projecto, o Niu, que é a décima terceira letra do alfabeto grego, representa o número 50 no sistema numérico grego. O manual digital estará disponível em formato pdf e terá também “conselhos para a preparação de exames e textos de leitura sobre a disciplina”, acrescentou Jaime Carvalho e Silva. Quem preferir pode optar por comprar a sua versão em papel, que custará “metade do preço máximo permitido (37,5 euros) ou seja, 18,75 euros”.

No site do projecto estarão disponíveis, a partir da primeira semana de Setembro, propostas de tarefas semanais destinadas aos alunos do ensino secundário.

Links úteis:

Site do Projecto NiuAleph

Download do Manual, volume 1