Investigadores fotografam exoplaneta em formação

21-10-2011 10:34

LkCA 15 b é o planeta mais jovem encontrado até agora

Uma equipa de astrónomos da Universidade do Havai captou a primeira fotografia directa de um planeta durante a sua formação. Denominado LkCA 15 b, o planeta está rodeado de pó e gás perto da sua estrela. Os investigadores defendem que se trata do planeta mais jovem encontrado até agora.

Os investigadores anunciaram a descoberta numa reunião do centro espacial Goddard (da NASA). Uma descrição detalhada será publicada no «Astrophysical Journal». Os primeiros dados podem ser consulados no ArXiv.org.  

Adam Kraus, investigador do Instituto de Astrofísica da Universidade do Havai, esclarece que não tinha sido ainda possível captar imagens de um planeta durante a sua formação pois esta ocorre muito perto da estrela. Neste caso foi possível observar o processo e tembém medir o pó que se encontra à volta do planeta.

Os astrónomos utilizaram a óptica adaptativa do telescópio Keck com uma técnica chamada “máscara de abertura interferométrica”, graças à qual podem manipular as ondas de luz. “É como ter uma série de pequenos espelhos com que se manipula a luz ao mesmo tempo que se anulam as distorções que produzem as estrelas”, explica Kraus.

Os astrónomos continuam as suas observações que poderão fornecer novas informações sobre a formação dos planetas.

Artigo: A young exoplanet caught at formation?

 

Fonte: Ciência Hoje