O buraco negro mais jovem...
Investigadores descobriram o buraco negro mais jovem já registrado, com apenas 30 anos, após observações com o telescópio espacial Chandra. Os buracos negros são regiões do espaço em que a gravidade é tão grande que nem a luz consegue escapar à sua influência. Eles são o resultado da "morte" de uma estrela gigante, após a sua explosão.
Este buraco negro representa uma oportunidade única para observar o desenvolvimento desse tipo de fenómeno, segundo os responsáveis pela descoberta, que será publicada na revista New Astronomy.
A descoberta pode ajudar os cientistas a compreender melhor de que forma as estrelas gigantes explodem para dar lugar a um buraco negro e com que frequência isso ocorre na Via Láctea e noutras galáxias. O principal autor do trabalho, Daniel Patnaude, do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, diz que "esse é o exemplo mais próximo do que pode ser a observação do nascimento de um buraco negro".
Os cientistas dizem que esse buraco negro é o que resta da explosão de uma estrela quase 20 vezes maior que o Sol, baptizada como SN 1979C, inicialmente descoberta por um astrónomo amador em 1979. O buraco está na galáxia M100, a 50 milhões de anos-luz da Terra (4,727E20 km).