T. Rex teve a mandíbula mais forte da história

02-03-2012 13:55
Cada dente do tiranossauro exercia uma pressão de seis toneladas

 

O Tiranossauro Rex teve a dentada mais forte do que qualquer criatura terrestre, revela um estudo publicado hoje na revista Biology Letters. A investigação, realizada por uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, Inglaterra, concluiu que cada um dos dentes do T. Rex exercia uma pressão de seis toneladas, o peso de um elefante. Já a mandíbula humana exerce uma pressão de entre 70 e 100 quilos por dente.

 

 

Assim, a dentada desta espécie de dinossauro adulto era dez vezes superior a de um crocodilo moderno, um dos animais com as mandíbulas mais potentes.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas reconstituíram um modelo digital da cabeça de um T. Rex, interligando o movimento das mandíbulas e a potência dos músculos.

As evidências do estudo, conseguidas 65 milhões de anos depois da espécie se ter extinguido, podem vir a gerar mais polémica entre os paleontólogos, já que muitos acreditam que o T. Rex tinha uma mandíbula modesta e outros afirmam que sua dentada podia liquidar a presa com apenas um golpe.

 

Fonte/Adaptado de: Ciência Hoje