Teia de aranha gigante sobre árvore no Brasil

14-02-2012 09:46
Fenómeno atrai borboletas que são capturadas

Uma colónia de aranhas do género Anelosimus, originária da floresta tropical, teceu uma teia gigante em árvores, cercas de madeira e no pasto de uma fazenda em Iranduba, uma região metropolitana de Manaus, no Brasil.O fenómeno é considerado raro em áreas distantes de florestas nativas.

 

Vídeo: Jornal da Globo

Especialistas brasileiros acreditam que esta comunidade de aracnídeos, com menos de um centímetro de comprimento, tenha migrado para as árvores por dispersão. As teias gigantes atraíram a atenção da população cujo cenário criado é pouco comum e este tipo de aranhas tece teias já há três meses. Foram recolhidas amostras da espécie para estudo. As Anelosimus agrupam-se geralmente em teias individuais até a formação de ninhos colectivos e, por isso, são chamadas de "aranhas sociais". As teias servem de abrigo e de armadilha para insectos. Os fios tecidos são bastante espessos e resistentes ao calor e à chuva amazónica.
O movimento de borboletas que se tentam livrar das teias consegue desfazer pequenas partes da estrutura, mas antes que isso aconteça, estas são capturadas pela teia.

 

Fonte da notícia: Ciência Hoje