Cientistas reconstroem imagens a partir do cérebro

13-10-2011 14:47

Cientistas conseguiram reproduzir cenas de cinema num ecrã unicamente através da monitorização da actividade cerebral.

 


Os avanços científicos continuam a parecer-se cada vez mais com as tecnologias sonhadas pelos autores de ficção científica.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, EUA,  conseguiu transpor imagens vistas por pessoas para um ecrã, através da monitorização de radiografias dos cérebros de um grupo de voluntários.

Os resultados foram dados a conhecer num trabalho cientifico publicado na revista "Current Biology" .

 

Estimular o cérebro

A experiência consistiu em tirar radiografias da atividade cerebral enquanto a "cobaia" via um filme. De seguida, os cientistas reconstituíam, através de um computador, as imagens vistas pelo indivíduo.
Jack Gallant, um dos neurocientistas responsáveis pela experiência, considera, em declarações reproduzidas pelo "Wall Street Journal", que o desenvolvimento da experiência pode vir a ser uma ajuda para pessoas que fiquem com as capacidades de comunicação severamente afetadas.
Contudo, a técnica desenvolvida pela equipa mantém-se num estado muito embrionário, sendo a imagem reproduzida constituída apenas por formas e movimentos, não sendo ainda suficientemente nítida para distinguir que figura humana está retratada numa das imagens, por exemplo.

 

Ver os sonhos

O próximo passo será tentar aplicar o método a imagens produzidas pelo próprio cérebro.

 

Os cientistas ainda não sabem se a técnica conseguiria reproduzir de forma eficaz as ondas cerebrais responsáveis pela produção de imagens próprias. Contudo, especialistas afirmam que se tal for eventualmente conseguido, num futuro distante poderá ser possível ver imagens que estão a acontecer em sonhos e observar os meandros dos nossos pensamentos.

 

—————

Voltar