Custom Search

A Ciência em Si

Licenciado em Bioquímica e Química Alimentar pela Universidade de Aveiro, tenho, desde 2008 até ao presente, vindo a dedicar-me a "dar explicações", primeiro num centro de apoio educativo (vulgo centro de explicações) e mais recentemente, desde o início do ano lectivo 2012-2013, em casa. Tenho vindo, ainda, a realizar trabalhos de natureza disciplinar diversa, mas sempre ligados ao ensinar.

Ao longo destes 4, quase 5 anos, principalmente, fui recolhendo uma grande quantidade de informação, materiais e recursos de ensino, que fui acumulando para uso pessoal e dos meus alunos. Por questões essencialmente "logísticas" relacionadas com a portabilidade e acessibilidade dos materiais, decidi organizá-los  neste espaço, procurando simultaneamente fazer a divulgação da ciência e do conhecimento como um todo, isto com o objectivo de ir além da simples partilha de testes, fichas e resumos de matérias. Procuro articular os vários conteúdos e complementá-los com vídeos, animações, simulações e outros, de uma forma que se complementem mutuamente, de maneira quase natural. Procuro, ainda, despertar a cusiosidade e o interesse pela ciência, pois foi a ciência que nos trouxe até ao que nós, raça humana, somos hoje, com todas as nossas virtudes e defeitos.

Este é, na verdade, um lugar para quem gosta de ciência ou para quem é simplesmente curioso do Universo em que vivemos....

Em finais de 2012 criei uma página do Facebook associada ao site e que o complementa, permitindo partilhar e publicar conteúdos de uma forma mais dinâmica e rápida que não teria lógica fazer aqui ou que seria de todo impossível. Recomendo a visita, há novidades bem intressantes todos os dias !!!

 

Página d'A Ciência em Si no Facebook

 

A nossa equipa

 

Gestão do site, design e concepção de conteúdos

Luis Ribeiro

 

Colaboradore(a)s

Esmeralda Pedrosa

Leitura recomendada

O Erro de Descartes
 
 
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 380
Editor: Temas e Debates
ISBN: 9789896441630
 

Sinopse

 
O Erro de Descartes conduz o leitor a uma viagem de descoberta desde a história de Phineas Gage, o famoso caso oitocentista de alteração comportamental após lesão cerebral, até à recriação moderna do cérebro de Gage; e das dúvidas de um neurologista sobre uma hipótese testável relacionada com as emoções e o seu papel fundamental no comportamento racional humano. Com base nas suas experiências em doentes neurológicos afectados por lesões cerebrais, António Damásio demonstra como a ausência de emoções pode prejudicar a racionalidade. Ao explicar como a emoção contribui para a razão e para o comportamento social adaptativo, Damásio oferece-nos também uma nova perspetiva do que as emoções e os sentimentos realmente são: uma perceção direta dos nossos próprios estados físicos, um elo entre o corpo e as suas regulações que visam a sobrevivência, por um lado, e a consciência, por outro. Tão profundo no seu humanismo como no aspeto científico, O Erro de Descartes leva-nos a concluir que os organismos humanos estão dotados, desde que nascem, de uma apaixonada inclinação para fazerem escolhas que a mente social utiliza para criar comportamentos racionais. Escrito com clareza e elegância, este livro provocou animadas discussões e mudou para sempre a visão que temos da relação entre mente e corpo.

 

Bibliografia e biografia de António Damásio AQUI
 
 

Interlúdio

A Guerra do Fogo

 


 

Download da banda Sonora

 

La Guerre du Feu (A Guerra do Fogo) é um filme de 1981, co-produção franco canadiana. As filmagens foram efectuadas em localizações na Es cócia, Islandia, Quênia e Canadá. A realização é de Jean-Jacqu es Annaud. Anthony Burgess e Desmond Morris foram responsáveis pela linguagem especial que foi criada para o filme, o qual conta uma história do período anterior ao uso da língua de maneira universal, tendo a linguagem corporal um forte apelo, juntamente com outros elementos que renderam à produção dez prémios, sendo um deles o Oscar.

O filme retrata um período na pré-história e dois grupos de hominídeos. O primeiro, que quase não se diferencia dos macacos por não ter fala e por comunicar através de gestos e grunhidos, é pouco evoluído e considera o fogo algo sobrenatural, por não dominarem ainda a técnica para produzi-lo; o outro gr upo é mais evoluído e tem uma comunicação e hábitos mais complexos, como a capacidade para fazer fogo. Estes dois grupos entram em contacto quando o fogo que a primeira primeira tribo mantinha aceso é apagado na sequência de um conflito com uma tribo de hominídeos mais primitivos. Noah, Gaw e Amoukar (membros do primeiro grupo) são destacados então para uma jornada para trazer uma nova chama acesa para a tribo. Nesse caminho deparam -se com um grupo de canibais, de onde resgatam Ika, uma mulher pertecente ao grupo mais evoluído. Do contacto com essa mulher, os três caçadores do fogo aprendem muitas coisas novas, já que ela domina um idioma muito mais elaborado que o deles, assim como a técnica de produção do fogo. Levados por diversas circunstâncias a um encontro com a tribo de Ika, percebem que há uma maneira diferente de viver; observam as diferentes formas de linguagem, o sorriso, a construções de cabanas, pintura corporais e o uso de novas ferramentas.

A banda sonora do filme (aqui disponibilizada, numa versão de 2008) foi composta pelo músico francês Philippe Sarde.

 

Voltar ao TOPO da página

Link em destaque

(Clicar sobre o(s) link(s) da descrição ou logotipo)

Exames nacionais - Lista de recursos

O link de hoje não é apenas um link mas sim um conjunto de links que pretende direccionar os alunos (e professores) para uma série de páginas com recursos diversos que podem ser precioso para a preparação de um dia que é sempre de extrema importência e gerador de enorme ansiedade. Assim, e porque os exames estão aí (os do 1º e 2º ciclos já ocorreu a 1ªa fase, os restantes começam no dia 17 de Junho), aqui ficam algumas sugestões que, esperamos, possam contribuir para uma meljor preparação e resultados condizentes. Boa sorte a todos !!!

 

1º e 2º ciclos

4º e 6º ano

Matemática e Língua Portuguesa

A Ciência em Si (6º ano)

Fichas Primeiro Ciclo (4º ano)

Quadro e Giz (4º ano)

Ensino Básico (4º, 6º e 9º ano)

Centro de Recursos EB1

 

3º ciclo/9º ano

Matemática

A Ciência em Si

PortalMath

Página do Agrupamento de Escolas de Lousada

Clube da Matemática

LabMAT

Matematicando

 

Ensino Secundário

Matemática

Labmat (Exames de anos anteriores com resoluções)

Matematicando (11º e 12º ano)

 

Física e química

A Ciência em Si

Escola Sec. Vitorino Nemésio (FQA 11º)

Física e Química A

FQ Tecnologia Polímeros

Física-Química

 

Biologia/Geologia

Página de recursos

A Tua Escola

Coisas da Bio Terra

Trabalhos Feitos

Biogeo

Net Ciências (resumos)