Elixir da juventude na Ilha de Páscoa

17-08-2011 08:24

lha de Páscoa poderá esconder elixir da juventude. Bactéria encontrada reverte efeitos do envelhecimento


 

Uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard admite ter encontrado, na Ilha de Páscoa (Chile), o elixir da eterna juventude, segundo um artigo publicado na revista «Science Translational Medicine». A descoberta aconteceu por acaso, enquanto desenvolviam um fármaco para diminuir a possibilidade de rejeição de órgãos transplantados.

O composto desenvolvido foi criado a partir da bactéria Streptomyces hygroscopicus, descoberta no local, e que parece eficaz para reverter os danos provocados pelo envelhecimento no DNA.

 

Segundo os investigadores, o novo fármaco poderá ser extremamente eficaz no tratamento da Síndrome de Hutchinson-Gilford, uma forma de progeria que se traduz por um envelhecimento prematuro com graves efeitos no organismo dos doentes.

Os cientistas acreditam ainda que o composto criado – a rapamicina, nome dado em homenagem ao nome polinésio do arquipélago: Rapa Nui – poderá servir para desenvolver o elixir da juventude, com a capacidade de anular os primeiros sintomas do envelhecimento.

Os efeitos da rapamicina já foram testados em células epiteliais de crianças que sofrem de Hutchinson-Gilford e o composto conseguiu suprimir a proteína danificada, responsável pela doença e reverter os seus efeitos nocivos. As células tratadas viveram e durante mais tempo do que o normal, avançou a equipa.

No artigo, o grupo de trabalho refere ainda que o composto parece devolver ao organismo a força necessária para continuar a cumprir todas as suas funções, aumentando a duração das células e dos órgãos. Apesar de ser um avanço muito prometedor, ainda carece de mais estudos para que a rapamicina seja desenvolvida de forma específica e segura.
 

—————

Voltar