Marie Curie homenageada pelo Google

07-11-2011 10:28

A cientista polaca teve direito a um doodle especial na página inicial do motor de pesquisa. A Google criou uma ilustração para a comemoração do 144º Aniversário de Marie Curie.

 

Doodle comemorativo do 144º aniversário do nascimento de Marie Curie (reprodução/Google):

 

O doodle traz uma ilustração de Marie Curie, a cientista polaca que ganhou duas vezes o Prémio Nobel, o primeiro foi de física em 1903, dividido com o seu marido, Pierre Curie, e Becquerel, pelas suas descobertas no campo da radioactividade e o segundo Nobel foi de Química em 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos. Em 1921 visitou os Estados Unidos, onde foi recebida triunfalmente. O motivo da viagem era angariar fundos para a sua pesquisa. Nos seus últimos anos foi assediada por muitos físicos e produtores de cosméticos, que faziam uso de material radioactivo sem precauções. Visitou ainda o Brasil, atraída pela fama das águas radioactivas de Lindoia. Fundou o Instituto do Rádio, em Paris. Em 1922 tornou-se membro associado livre da Academia de Medicina.

No dia 7 de Novembro Marie Curie comemoraria seu 144º Aniversário, mas Marie faleceu no dia 4 de Julho de 1934 aos 66 anos devido a leucemia, causada, seguramente, pela exposição maciça a radiações durante o seu trabalho. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, recebeu o Nobel de Química de 1935, ano seguinte à morte de Marie.

Em 1995 os seus restos mortais foram transladados para o Panteão de Paris, tornando-se a primeira mulher a ser sepultada neste local. Durante o período da hiperinflação nos anos 90, a sua efígie foi impressa nas notas de banco de 20000 zloty da sua Polónia natal.

O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm foi baptizado em honra do Casal Curie (Pierre e Marie Curie).

 

Fonte/adaptado: Bagarai