A causa da calvície masculina

11-01-2011 14:44

Especialistas norte-americanos afirmam que encontraram o que pode ser a causa da calvície entre os homens.

De acordo com investigadores da Universidade da Pensilvânia, não se trata apenas da perda de cabelo, mas também um problema com os fios de cabelo novos que se vão formando. Este defeito significa que o cabelo produzido é tão pequeno que parece invisível a olho nu, o que causa a calvície mais comum com pontos do couro cabeludo sem cabelos, ou até o recuo da linha do cabelos.

Os cientistas disseram que a causa está nas células estaminais que produzem o novo cabelo.

 

Cura da calvície

A partir desta descoberta, os especialistas esperam “curar” a calvície masculina, restabelecendo as funções normais destas células estaminais.

Os cientistas pretendem desenvolver um creme que possa ser aplicado no couro cabeludo para ajudar as células estaminais a produzirem fios de cabelo normais. A equipe de cientistas usou homens que passaram por transplantes capilares como cobaias dos estudos, comparando os folículos capilares em áreas de calvície e nas áreas com cabelo do couro cabeludo destes homens.  Apesar de as áreas sem cabelo apresentarem o mesmo número de células estaminais responsáveis pelos fios  de cabelo que as áreas normais do couro cabeludo, na área careca existiam menos células estaminais mais amadurecidas, as chamadas células progenitoras.

 

Reactivação das células estaminais

Esta diferença significa que os folículos capilares em áreas de calvície encolhem, e não desaparecem, e os novos fios de cabelo produzidos são microscópicos comparados ao cabelo normal.

“Isto sugere que existe um problema na activação de células estaminais, convertendo as células progenitoras em couro cabeludo careca”, afirmou George Cotsarelis, que liderou a pesquisa.

“O facto de existir um número normal de células estaminai no couro cabeludo calvo dá-nos esperança de poder reactivar aquelas células estaminais”, acrescentou.

Até agora ainda não se sabe a causa exacta da calvície masculina, mas especialistas acreditam que a hormona masculina testosterona está envolvido no processo, sendo que a calvície pode também ser hereditária.