Descoberto sistema de grutas subterrâneas em Marte
Resultados de estudo financiado pela NASA publicados no «Geophysical Research Letters»
Uma investigação internacional financiada pela NASA descobriu um sistema de cavernas subterrâneas que absorveu a água das inundações de Marte, as maiores do Sistema Solar. O estudo, publicado na «Geophysical Research Letters», apresenta assim novos dados sobre as inundações ocorridas no planeta vermelho há 2 mil milhões de anos.
Estas inundações, que provocaram a formação do Ma'adim Vallis e estão relacionadas com a origem dos oceanos em Marte, produziram canais de descarga de água que percorrem 250 quilómetros e desaparecem bruscamente na recta final.
A investigação, dirigida pelo cientista espanhol J. Alexis Palmero, do Planetary Science Institute, em Tucson (EUA), dá resposta, a partir de um estudo morfológico, a várias dúvidas sobre o desaparecimento da água: a grande quantidade de água infiltrou-se no subsolo de Marte através de um amplo sistema de grutas. Antes das inundações terão havido numerosas erupções vulcânicas de lama.
Os investigadores sugerem que a rede de fracturas e de canais abertos, gerados pela actividade vulcânica, deu origem a um sistema de cavidades que permitiu que a maior parte do fluxo de água e sedimentos da superfície se infiltrassem no subsolo.
Na Terra, um sistema de grutas deste género seria muito pouco estável devido à natureza dos materiais expelidos pelos vulcões, mas em Marte adquiriu rapidamente solidez e resistência mecânica semelhante à da pedra calcária devido à temperatura muito baixa da zona, 65 graus negativos.
Os resultados do estudo podem ser de grande utilidade para o conhecimento da história e da evolução do planeta Marte.
Artigo publicado na "Geophysical Research Letters":
Infiltration of Martian outflow channel floodwaters into lowland cavernous systems
Fonte/adaptado de: Ciência Hoje