Equinócio de Outono 2013

22-09-2013 22:59

O Outono, no hemisfério Norte, começou oficialmente hoje, dia 22 de Setembro de 2013, às 21 horas e 44 minutos, hora de Portugal continental. Assinala-se assim o respectivo Equinócio, dia em que o número de horas de luz é igual ao número de horas de escuridão. No hemisfério Sul começou a Primavera.

Tal sucessão de estações do ano e alteração do número de horas de luminusidade e de escuridão é consequência do movimento da Terra em torno do Sol, associado à inclinação do eixo de rotação do nosso planeta em relação ao plano da órbita em torno da nossa estrela. Este ângulo é, actualmente, de cerca de 23,45º. 

A inclinação do eixo da Terra atualmente é de 23,45° mas não foi, nem será, sempre assim Esta inclinação, há milhões de anos chegou a ser de 54°. Uma inclinação menor da Terra significa menor diferença da temperatura das estações do ano; maior inclinação significa maior diferença, ou seja, um Inverno mais frio e um Verão mais quente.

 

Simulação Wolfram Alpha da variação da inclinação do ângulo da Terra e precessão do mesmo


A Terra, além de estar inclinada de 23,45°, gira como se fosse um pião, mudando lentamente o ponto no espaço para onde aponta seu eixo. Este lento movimento recebe o nome de precessão e a sua duração é de 26.000 anos. O efeito deste movimento na Terra é muito lento mas o resultado final é que dentro de 13.000 anos o verão em Portugal ocorrerá em Dezembro e o inverno em Junho.