Estudante norte-americana abre portal para "mundo paralelo"

19-01-2012 10:12

Mão no televisor interage virtualmente com imagens

 

Jayne Vidheecharoen, uma estudante de design e animação do Art Center College of Design, na Califórnia (EUA), criou a Portal Box, um televisor com uma abertura através da qual é possível introduzir a mão, passando a interagir com o mundo "real virtual" do Streetview – espaço onde está a ser testado.

 

 

O utilizador integra uma espécie de mundo paralelo e qualquer objecto da imagem, como um carro, pode agora aparecer animado e ser controlado com a mão. A ideia pode ser vista no site Kickstarter, que está a acumular financiamento e cujo valor já vai nos 2,853 dólares (2,223 euros). 

Para criareste projecto, Jayne Vidheecharoen apenas precisou de um monitor, uma webcam e um ecrã verde (chroma key) para criar um fundo falso. A Portal Box pode ainda ser expandida ligando duas destas máquinas via Internet e pessoas que se encontrem em diferentes zonas do globo poderão interagir e inserir objetos.

Jayne Vidheecharoen sugere que esta tecnologia venha a ser usada para melhorar as salas de chat ou mesmo para criar teatros de marionetas digitais, adequados aos tempos que correm.

 

Fonte: Ciência Hoje