NASA cartografa campo gravitacional da Lua
Grail A e B foram lançadas sexta-feira e chegam ao satélite da Terra na passagem de ano
Estudar ao pormenor o campo gravitacional da Lua e elaborar o seu mapa é o objectivo das naves gémeas Grail-A e Grail-B que partiram sexta-feira com destino à Lua. Este projecto da NASA quer ainda compreender a estrutura interna e composição do satélite da Terra, assim como a sua evolução. As naves chegarão ao seu destino na próxima passagem de ano: 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.
As Grails foram lançadas num foguetão Delta II, a partir da base espacial do Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) e têm pela frente um caminho de 4,3 milhões de quilómetros.
Durante os ciclos de registo de dados, que vão durar 82 dias, a Grail A e a B darão voltas ao satélite, uma atrás da outra a uma distância de 200 quilómetro e a 50 da superfície da Lua.
Os instrumentos científicos que se encontram a bordo vão medir as mudanças de gravidade. Funcionando em conjunto e ligadas através de ondas de rádio, as naves poderão detectar com altíssima precisão (um mícron) flutuações na força de gravidade.
As sondas levam também incorporadas câmaras que farão imagens para fins pedagógicos e de divulgação científica. No final da missão, em Maio, as naves não regressarão à Terra: vão colidir com o solo lunar.
Source: SPACE.com: All about our solar system, outer space and exploration
Fonte: Ciência Hoje