O site "A Ciência em Si" não está, como já devem ter notado, a ser atualizado. Por falta de disponibilidade de tempo, o site esteve sem manutenção durante quase 2 anos pelo que muitos dos links se perderam, bem como a própria estrutura sofreu danos cuja reparação seria demasiado dispendiosa em termos do tempo necessário para o fazer. Assim, optámos pela criação de um novo espaço, dentro do mesmo espírito mas, esperamos, melhorado. 

O novo site intitula-se "O Sentido do Saber" e, para além de disponibilizar conteúdos, servirá de apoio ao meu centro de estudos com a mesma designação.

Obrigado e até breve.

 

Luis Ribeiro

"A Ciência em Si" está no Facebook

Calendários escolares para o ano lectivo

 2016-2017

(Inclui as datas de provas finais e exames)
 
Clicar nos links abaixo para download dos respectivos ficheiros em formato PDF
 

 

 Calendários para o ano lectivo 

2016-2017: 

Calendário escolar versão 1

Calendário escolar versão 2

Calendário de provas finais e exames nacionais

 

Legislação:

  Despacho n.º 8294-A2016 – Calendário Escolar 2016/17

Image ns e Palavras

A Juventude de Hoje...

(Clicar sobre o link laranja acima para informação adicional)

Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança.

Ernesto Sábato

Bem-vindo(a)

Está a aceder ao site de ciência que mostra a Ciência, por Si. Pretendemos constituir uma ferramenta que armazene, organize e disponibilize aos alunos e professores, de várias áreas científicas, mas não só, a qualquer pessoa simplesmente curiosa do que nos rodeia, materiais e recursos educativos de diversos tipos, procurando incentivar a partilha e troca de conhecimento e experiências.

Uma pequena reflexão sobre o estado do ensino actual. Em primeiro lugar, é evidente a pressão por parte do ministério da educação para aprovação dos alunos. Quase que é proibido "chumbar" as criancinhas que, coitadinhas, ficam traumatizadas. Tenho conhecimento em primeira mão de uma escola, onde, ano após ano, tenho assistido à passagem "administrativa" dos alunos do ensino básico. Jovens com 6 e 7 negativas no final do segundo período, chegam ao final do ano com uma extraordinária e miraculosa recuperação no terceiro período, que lhes permite passar com apenas duas ou mesmo uma negativa. E isto aconteceu sistematicamente, repito. Depois, claro, temos crianças que não sabem que o Vasco da Gama viveu há 500 anos, que uma hora tem 60 minutos e que a raiz quadrada de 16 é 4 e não 8 (metade de 16). E os paizinhos ficam todos contentes, incapazes, também eles, de detectar o logro a que estão sujeitos.

Depois, temos o desinteresse pelo saber, pelo querer ser bom aluno. O bom aluno é o "nerd" (aquilo que antigamente se designava "marrão, mas agora com uma conotação muito mais negativa) e ser nerd é péssimo. O que é bom e contribui para a popularidade do/a jovem é mostrar que é ignorante através de notas horríveis e que pouco sabe nem quer saber. A popularidade e a felicidade medem-se pelo número de gostos que a selfie tirada na casa de banho da escola recolhe. Isso, sim, é o objectivo de vida do adolescente de hoje: Ser "gostado" por pessoas que não conhece, a maioria, de lado algum... Triste, muito triste.

Ainda, é absurdo como é que numa época em que a informação está na ponta dos dedos, em que a resposta a qualquer pergunta está disponível em segundos, a capacidade para procurar essa mesma resposta é cada vez menor. No geral pensamos que os jovens como nasceram na época da tecnologia de informação sabem usar essa mesma tecnologia como se fosse uma extensão do próprio corpo. Totalmente falso. A maioria nem uma pesquisa sabe fazer (pelo menos de forma correcta e que resulte na informação que. de facto, necessita). Nem sabem o privilégio que têm. Há apenas 20 anos encontrar a resposta a uma pergunta poderia significar um dia inteiro enfiado numa biblioteca e sair de lá sem nada.

Mais, os programas. Cada vez são mais extensos e com conteúdos de utilidade no mínimo questionável, para além da forma como são transmitidos esses mesmos conteúdos. Exemplo, a introdução no programa de matemática do 5º ano da noção de amplitude angular nas formas complexa e incomplexa. Eu nunca precisei disso em toda minha vida, sempre usei a medida na forma decimal, na forma de dízima. Então para que serve estar a ensinar isso aos miúdos e miúdas do 5º ano?

Por último, os pais, que cada vez têm menos tempo e o tempo que têm preferem passar em frente à TV ou no Facebook em processo activo de imbecilização.

Não sei o que o futuro nos reserva, mas que não estou optimista, lá isso não estou.

 

 Luis Ribeiro , Março de 2016

Voltar ao TOPO da página

As Horas

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o código abaixo para colocar o nosso banner na sua página!

Notícias

Ranking das escolas secundárias e básicas 2012

13-10-2012 13:44
O Colégio Internacional de Vilamoura lidera, pela primeira vez, o ranking...

Prémio Nobel da Física 2012

10-10-2012 19:18
O prémio Nobel da Física 2012 foi atribuído ao francês Serge Haroche e ao...

Prémio Nobel da Química 2012

10-10-2012 14:27
O Prémio Nobel da Química de 2012 foi atribuído à dupla Robert Lefkowitz e...

Neandertais ornamentavam-se com penas de aves

22-09-2012 19:24
Estudo analisou restos de esqueletos de aves de três grutas de...

Da Terra ao Sol são 149.597.870.700 metros

19-09-2012 14:14
A distância que separa o nosso planeta da nossa estrela tem norma...

Estudar nas horas de sono é prejudicial

10-09-2012 13:51
Estudar em vez de dormir não ajuda em véspera de exames. Com a chegada de...

Marte: Singularidades da bacia de Ladon

09-08-2012 11:44
Comunidade científica explica resultado de grandes fluxos de água e...

32º EDEQ - Encontro De Debates Sobre O Ensino De Química / 2012 (UFRGS)

31-07-2012 22:14
  Porto...

Descoberta nova lua à volta de Plutão

13-07-2012 14:03
Depois de Nix, Hydra e P4, o Hubble localiza mais um satélite do...

Monstro das bolachas adopta nova alimentação em Espanha

03-07-2012 12:50
Programa infantil ajuda a fomentar hábitos saudáveis nas...

DNA de humano moderno mais antigo da pré-História está a ser decifrado

29-06-2012 16:44
Investigadores espanhóis analisam material genético de dois indivíduos com 7...

E se o Portugal-Espanha se decidir nos penalties?

27-06-2012 12:13
Estudos revelam que a ciência tem uma palavra a dizer! E se o desafio entre...

Água na Lua ?

22-06-2012 14:11
Perto do pólo sul da Lua existe uma cratera chamada Shackleton, com 21...

'Som' do silêncio pode levar à loucura

20-06-2012 13:50
Testes foram realizados na câmara anecóica dos Laboratórios...

Sol atribui duas idades a rosto de norte-americano

08-06-2012 14:23
Efeitos nocivos de raios UVA mostram envelhecimento prematuro de homem O...

Há um novo manual de Matemática para o 12.º ano e é gratuito

01-06-2012 14:45
Notícia do Jornal Público   Quando os alfabetos não tinham símbolos...

Ratinhos paraplégicos voltam a andar

01-06-2012 14:24
Uma nova esperança para pessoas com danos na espinal medula que impedem o...

Astronautas vão viajar pelo sistema solar em 2021

17-05-2012 10:13
Projecto da NASA 'Space Launch System' permitirá voos tripulados de longa...

Cientistas extraem biodiesel de microalgas da ria de Aveiro

17-05-2012 10:04
Nova técnica pode vir a ser alternativa aos combustíveis...

Vírus inofensivo pode gerar energia eléctrica

15-05-2012 14:05
Investigadores utilizam as propriedades piezoeléctricas do vírus bacteriófago...

ESA vai procurar vida nas luas de Júpiter

07-05-2012 14:00
Missão JUICE (Jupiter Icy Moon Explorer) está prevista para...

Quanto ‘melhor’ for a borga pior é o esperma

03-05-2012 23:54
Estudo sugere que a qualidade do sémen diminui durante as semanas...

Orca branca adulta avistada pela primeira vez

28-04-2012 15:06
Chama-se ‘Iceberg’ e tem uma barbatana de dois...
Itens: 47 - 69 de 289
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>